A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa, na sacada central da Basílica São Pedro, em três ocasiões.
Todos os anos, o rito é celebrado no dia de Natal e no dia da Páscoa, as maiores festas cristãs.
Além dessas datas, a bênção é concedida no dia da eleição de um novo Papa, logo após o resultado do Conclave.
Excepcionalmente, no dia 27 de março de 2020, o Santo Padre, o Papa Francisco, deu uma Bênção Urbi et Orbi extraordinária, com a Praça de São Pedro vazia. Essa decisão foi tomada devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), para permitir que as pessoas que acompanhavam pelos meios de comunicação pudessem lucrar uma indulgência plenária.
Explicando mais!
Leia MaisIndulgências: Profunda e viva experiência com a misericórdia de DeusA Urbi et Orbi é uma bênção solene para conceder indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados.
O Decreto da Penitenciária Apostólica (que define as formas de penitência para os católicos) explicita, entre outras, as seguintes condições para que se receba a Indulgência Plenária: ter confessado e recebido a comunhão e não ter caído em pecado mortal.
Sobre a Confissão e Perdão Sacramental
Onde “os fiéis se viram na dolorosa impossibilidade de receber a absolvição sacramental, recorda-se que a contrição perfeita, proveniente do amor de Deus, amado sobre todas as coisas, manifestada por um sincero pedido de perdão (aquilo que no momento o penitente é capaz de expressar) e acompanhada pelo votum confessionis, ou seja, pela firme resolução de recorrer, o quanto antes, à confissão sacramental, obtém o perdão dos pecados, até mesmo mortais”, conforme indicado pelo Catecismo da Igreja Católica (n.° 1452).
O Rito da Benção
O rito é pronunciado em latim, língua oficial da Igreja. A tradução para o português é esta:
Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor.
R.: Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão a vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.
R.: Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.
R.: Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
R.: Amém.
Papa: esporte é caminho de paz em tempos de guerra
Neste domingo, o Papa Leão XIV nos convida à uma reflexão pela paz tendo o esporte como um meio de construí-la.
MUTICOM 2025 abre chamada de trabalhos acadêmicos sobre comunicação e ecologia
O 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), promovido pela CNBB, está com chamada de trabalhos acadêmicos aberta. O evento acontecerá de 25 a 28 de setembro de 2025, em Manaus (AM).
Os Papas dos séculos XX e XXI
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R, traz um perfil de cada um dos Papas que lideram a Igreja Católica nos séculos XX e XXI.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.