Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco, usando uma linguagem brilhante, convoca a Igreja a uma sincera conversão pastoral; convoca a Igreja a superar o comodismo e o fechamento para ser uma Igreja “em saída”.
Sair para qual direção?
O Papa é claro e objetivo: “Sair em direção dos afastados, dos excluídos (...) sair em direção às periferias humanas” (EG46). Uma Igreja fechada em seus muros e dogmas, na visão do papa, não corresponde às exigências do Evangelho. É preferível, para Francisco, “uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG49).
Leia Mais'Igreja em saída'Não há aplausos nem glórias para aqueles que andam nas estradas acidentadas e enlameadas que compõem o cenário de milhares de desamparados. Todavia, por estas estradas percorreu Jesus Cristo.
A Igreja em “saída”, desejada pelo Papa Francisco, significa uma Igreja que, desprovida de poder, ostentação e discriminação, acolha os seus fiéis e vá ao encontro daqueles que fazem a amarga experiência da exclusão e do abandono. O Papa também nos relembra que a Igreja somos nós; assim, “somos chamados a esta nova saída missionária” (EG20).
É desejo de Cristo - e também do Papa - que a Igreja em saída seja formada por cristãos que, por amor a Deus, possam ir ao encontro dos esquecidos e rejeitados na sociedade.
:: Continue lendo::
- Igreja em saída exige abertura e acolhimento junto a atitude missionária
Por que o Natal já anuncia a Paixão de Cristo?
Entenda por que a Igreja antecipa o mistério pascal nas Oitavas do Natal na liturgia, que compreende o mistério da vinda de Jesus para a Salvação de todos
Uma mensagem especial de Natal para você
Jubileu da Esperança nos convida a renovar a fé e viver uma esperança ativa, mantendo a chama da confiança em Deus acesa no coração.
Em meio à secularização, Nova York vive onda de conversões
Nova York registra crescimento de adultos na Igreja Católica, impulsionado por buscas espirituais em meio à crise, à secularização e ao vazio do consumismo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.