De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, os sete sacramentos influenciam todos os momentos importantes da vida do cristão: do seu nascimento até a morte, assemelhando as etapas da vida natural com as da vida espiritual.
Eles podem ser subdivididos em estágios como os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia), os sacramentos de cura (Penitência e unção dos Enfermos) e, por fim, os que estão a serviço da comunhão e missão dos fiéis (Ordem e o Matrimônio).
Mas, queremos aqui destacar aquele que abre as portas para todos os outros: o sacramento do Batismo. Você lembra da data em que foi batizado? Recentemente o Papa Francisco nos fez essa pergunta na meditação do Ângelus na Festa do Batismo de Jesus.Leia MaisBatismo do Senhor: Padre Rubens explica sobre este sacramentoO que é o batismo de emergência?
Grande parte dos católicos não recordam da data, o que pode, muitas vezes, representar o esquecimento da real dimensão desse mistério para a nossa fé. De acordo com o Catecismo, pelo Batismo nos tornamos Filhos de Deus, membros de Cristo e somos incorporados na Igreja.
A partir do dia em que fomos batizados, passamos a participar da missão da Igreja Católica. Nossa vida passa a ter sentido, pois ressuscitamos como “novas criaturas”.
Por isso, o Papa Francisco nos pede que recordemos a data do nosso Batismo, a data em que nascemos no Espírito de Deus. Além de recordar a data, o pontífice ainda nos convida a celebrá-la, pois é um novo aniversário.
Atos como esse, reforçam em nossa memória o que é importante e precioso em nossas vidas. Além do mais, são oportunidades para reconhecermos as bênçãos de Deus e sermos gratos.
Francisco também nos despertou a agradecermos a Deus pelo batismo, pelos pais que nos levaram à pia batismal, pelo sacerdote que administrou o sacramento, pelos padrinhos e pela comunidade que nos recebeu.

.:. Acesse aqui um conteúdo sobre o livro “Os Sete Sacramentos” da Editora Santuário!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.