Por Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Liturgia Atualizada em 09 MAR 2020 - 11H50

As Figuras do Advento

O Advento é tempo de alegre expectativa. É, para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã

Neste tempo, destacam-se algumas figuras interpelativas nas leituras bíblicas: o profeta Isaías, João Batista, Maria e José.

São figuras que nos desafiam a estar atentos ao Senhor que vem.


ISAÍAS 

Profeta IsaíasÉ o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando, assim, os exilados. As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento, num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos.   



JOÃO BATISTA 

João BaptistaÉ o último dos profetas e, segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele, a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (conf. Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). A figura de João Batista, ao ser o precursor do Senhor e apontá-lo como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento; é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetizas do Reino, vozes no deserto e caminhos que sinalizam para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez, os homens a despertar do torpor do pecado.  



MARIA 

Virgem Maria Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do 'sim' de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso sim para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se preparou para o nascimento de Jesus, a começar pele renúncia e mudança de seus planos pessoais para a vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo, também numa disposição de "Faça-se em mim segundo a sua Palavra" (Lc 1, 38), permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver, agir.   



JOSÉ 

José, esposo de MariaNos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde, que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi"

Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R

Jornalista e missionário redentorista

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.