Em mais de 10 meses de conflito intenso em Gaza, o padre Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família na Cidade de Gaza, lidera uma missão especial em um dos cenários mais desafiadores do mundo: garantir a continuidade da educação das crianças em meio à guerra. Mesmo em um clima de extrema incerteza, a Igreja Católica continua planejando o futuro, especialmente no campo da educação.
Em entrevista a ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), padre Gabriel afirma que, atualmente, o maior desafio da Igreja em Gaza é o desafio de manter as aulas de reforço para crianças do jardim de infância ao ensino médio. Embora a educação tenha sido interrompida temporariamente devido ao aumento dos bombardeios, as aulas foram retomadas, cobrindo matérias como árabe, inglês, matemática e ciências.
Sami El-Yousef, CEO do Patriarcado Latino de Jerusalém, enfatiza que a educação é uma prioridade. No entanto, a reabertura das escolas, incluindo uma segunda instituição católica em Gaza que foi atingida por um míssil, permanece incerta.
A comunidade cristã em Gaza, já pequena antes do conflito, foi mais reduzida devido aos conflitos desde o ano passado. O complexo católico agora abriga 416 cristãos, entre católicos e ortodoxos, além de 63 crianças com deficiência, cuidadas pelas Missionárias da Caridade. Outros 204 cristãos ortodoxos estão no complexo adjacente.
A situação é ainda mais complicada pela falta de infraestrutura adequada. Com muitas escolas danificadas ou ocupadas por refugiados, a Igreja está explorando soluções temporárias, como o uso de contêineres em terrenos alugados, para que as crianças possam continuar seus estudos.
As celebrações religiosas, como a adoração, o rosário e a missa, nunca foram suspensas, mesmo nos momentos mais críticos do conflito. Para os poucos cristãos que ainda permanecem em Gaza, essas práticas oferecem conforto e uma sensação de comunidade em meio à devastação.
arrow_forward Em outubro do ano passado, o Papa Francisco se mostrou solidário à Igreja em Gaza diante dos primeiros bombardeios entre Israel e Palestina. Ele fez uma ligação para o padre Gabriel afirmando estar em oração por toda a comunidade que sofre nos conflitos.
:: Leia sobre a mensagem do Papa
Fonte: ACN
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.