Notícias

39ª Assembleia Geral do CELAM tem início nesta terça-feira

Atualmente, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, é o primeiro vice-presidente do CELAM

Escrito por Guilherme Gomes

16 MAI 2023 - 15H46 (Atualizada em 16 MAI 2023 - 16H12)

CELAM

Leia MaisO sentimento de Dom Jaime Spengler após assumir a Presidência da CNBBNova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia GeralCom o lema “Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade”, a 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) começa na noite desta terça-feira (16), em Porto Rico.

Sediada na Diocese de Mayagüez, a Assembleia Geral segue até o dia 20 de maio e terá caráter eletivo. O evento vai traçar os caminhos pastorais da Igreja no continente para os próximos quatro anos.

Prelados, presidentes e secretários gerais convidados das 22 Conferências Episcopais da região deverão eleger aqueles que estarão à frente do organismo continental (presidente, dois vice-presidentes e secretário geral).

Todos os bispos da América Latina e Caribe podem ser eleitos para a nova presidência do CELAM e não precisam, necessariamente, estar presencialmente na Assembleia.

No âmbito das reflexões, os bispos devem discernir nesses dias os sinais dos tempos colocados pela realidade da América Latina e do Caribe, para projetar o quadriênio 2023-2027, à luz dos desafios da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e no contexto do Sínodo da Sinodalidade.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media
A última Assembleia do CELAM aconteceu de forma virtual



No aspecto da espiritualidade,
a proposta é que os bispos vivenciem “uma experiência de oração compartilhamento da vida de fé e da comunhão eclesial, sob a proteção do Espírito Santo, desde nossa condição de discípulos e pastores”.

Atualmente, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, é o primeiro vice-presidente do Celam.

Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril, foi eleito o novo delegado brasileiro no organismo continental: o arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Dom Paulo Cezar Costa. O suplente é Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

.:: Veja os bastidores da 60ª Assembleia da CNBB:

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...