Notícias

Brasil recebe jovens de 48 países para a edição do Genfest 2024

Inscrições do evento continuam abertas

Escrito por Laís Silva

30 ABR 2024 - 14H18 (Atualizada em 30 ABR 2024 - 16H08)

Genfest / Divulgação

O Genfest acontece pela primeira vez no Brasil e o local escolhido para a realização do festival foi o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Esta é a 12ª edição do festival juvenil promovido pelo Movimento dos Focolares, e desta vez tem como o tema central “Juntos para Cuidar”. Até o momento, o festival conta com inscritos brasileiros e mais 48 países, como Itália, Austrália, Tailândia, Cuba, Zâmbia, Índia, Espanha, Colômbia e outras nacionalidades.Leia MaisEstão abertas as inscrições para o concurso de Bolsas Genfest 2024

O evento é dividido em três fases, a primeira acontece de 12 a 18 de julho, quando os jovens inscritos realizam trabalho voluntário em mais de 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ligadas à UniRedes.

A segunda fase, de 19 a 21 de julho, é o evento central do festival, que contará com manifestações artísticas, depoimentos, vivências e dinâmicas. A expectativa é de reunir seis mil jovens de todo o mundo nesta fase.

A terceira e última fase ocorre de 21 a 24 de julho e é voltada para dois mil jovens que poderão prolongar a experiência participando das comunidades “Pathways”. Serão momentos de encontro, workshops, oficinas, rodas de conversa e outras atividades, contando com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas: economia e trabalho; interculturalidade e diálogo; espiritualidade e direitos humanos; saúde e ecologia; arte e compromisso social; educação e pesquisa; comunicação e mídia; e cidadania ativa e política.

A proposta central do evento, a ser realizado em três fases, é promover a conexão entre os jovens e incentivá-los a assumir o compromisso de cuidar da vida no planeta, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização central do evento afirma que essa edição do Genfest deverá se multiplicar no mundo inteiro com encontros simultâneos realizados ao festival no Brasil.

As inscrições continuam abertas para jovens com idade entre 18 e 35 anos e devem ser feitas exclusivamente no site oficial www.genfest.org .

O jovem Raone Ramos, 23 anos, de Lajedo, interior de Pernambuco, já se inscreveu e contou que vai com um grupo de amigos.

Irei com outros 20 jovens da minha região. Estamos realizando várias atividades para arrecadar verba e pagar os custos do evento como vendendo pizza, doces e rifas. Sempre tive muita vontade de participar do Genfest. Era muito longe e eu não tinha idade. Então, este ano irei e isso me deixa muito feliz”.

Ele explicou que quis se envolver e se preparar para evento, pois é uma oportunidade única de vivência, além de ser um encontro que motiva o protagonismo dos jovens.

Um momento em que os jovens constroem juntos. É realmente incrível saber que tantas pessoas estão se preparando e trabalhando para que o Genfest ocorra. Para mim, o Genfest já está acontecendo! Vários jovens estão vivendo este momento e participando de lives ou trabalhando para estarem presentes nesse festival tão importante”.

O jovem espanhol, Josué López Palomar, vem pela primeira vez ao Brasil e tem grandes expectativas para o Genfest.

“Vai ser uma grande oportunidade de conhecer jovens de outras culturas. Será a primeira vez que eu participo de um Genfest e estou muito feliz”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...