Notícias

Sancionada a Lei que aprova o Dia Nacional do Terço dos Homens

Diário Oficial da União publicou que Lei entrou em vigor, instaurando o dia 8 de setembro para celebrar a devoção mariana

Escrito por Lais Silva

17 JUN 2022 - 07H00 (Atualizada em 27 ABR 2023 - 08H56)

Thiago Leon

Na última terça-feira (25), foi oficialmente instituído o 8 de setembro como Dia Nacional do Terço dos Homens, após a Lei 14.558/2023 ser publicada no Diário Oficial da União.

A partir desta lei, neste dia em que a Igreja Católica celebra a Natividade de Nossa Senhora, também será celebrada a devoção mariana nutrida por homens no Brasil todo. 

A norma tem origem na aprovação do Projeto de Lei 2676/21 da Câmara dos Deputados, em junho de 2022. O Terço dos Homens é um movimento católico já reconhecido por lei em sete Estados: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. 

O dia 8 de setembro também é lembrado como o início do Terço dos Homens no Brasil. Nesta data, em 1936, na cidade de Itabi (SE), rapazes e senhores recitavam os mistérios enquanto as esposas participavam de suas reuniões no Movimento Apostólico de Schoenstatt e eram incentivados a orar pelo Frei Peregrino na comunidade de Nossa Senhora da Conceição.

Em entrevista à ACI Digital, o secretário-geral do Terço dos Homens do Brasil, Glayson Lozer, disse que esse é um movimento de transformação:

“O Terço dos Homens tem se caracterizado como porta de entrada de homens que não só retornam à comunhão com a Igreja, mas, ao mesmo tempo, de transformação interior na vida desses homens, no seio de suas famílias e na sociedade em geral”.

O deputado Evair Vieira de Melo, relator do projeto, destacou a importância do movimento de oração:

"Para nós, cristãos, a oração é a melhor forma de estabelecer uma união verdadeira com Deus. O homem, quando ignorado no processo da formação religiosa, é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares", comentou.

Thiago Leon
Thiago Leon


Confira o programa A12 Conecta sobre essa importante devoção

O Santuário Nacional de Aparecida recebe, desde 2009, a Romaria Nacional do Terço dos Homens. O encontro começou pequeno, quando um grupo de homens do sul de Minas procurou o Santuário para propor uma romaria, que na primeira vez reuniu 600 homens. A partir daí a romaria foi ganhando volume, chegando a reunir 60 mil homens antes da pandemia.

Em fevereiro deste ano, a 15ª Romaria Nacional do Terço dos Homens reuniu mais de 70 mil devotos no Santuário Nacional.

Fonte: Aleteia, Câmara dos Deputados, ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...