Notícias

CNBB lança campanha de enfrentamento à fome

Campanha será marcada por ações solidárias intensas no Piauí

Escrito por Redação A12

24 OUT 2023 - 09H58 (Atualizada em 24 OUT 2023 - 14H23)

Regional Nordeste 4 CNBB / Divulgação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou a Campanha “É tempo de cuidar. É tempo de agir”, na Arquidiocese de Teresina (PI). A cerimônia de lançamento foi realizada na sede as Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA), instituição mantenedora da Pastoral do Povo de Rua, e contou com a presença do arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva.

Com o lema “Pequenos gestos alimentam grandes esperanças” e motivada pela passagem bíblica “Tive fome e me deste de comer” (Mt 25,34), a campanha, que foi aprovada na última Assembleia Regional da CNBB, vai acontecer até o dia 20 de dezembro por meio de intensas ações solidárias. Leia MaisQual o lugar de Deus na sua lista de prioridades?

O intuito das ações é arrecadar alimentos e realizar a distribuição para superar os impactos causados pela fome. Paróquias, sedes de dioceses e outras instituições serão pontos focais na coleta e distribuição de doações.

Dom Juarez destacou que é preciso fortalecer o diálogo junto ao poder público promovendo integrações de iniciativas para mudar a situação.

“Esta ação é um agir humanitário, mas também é político, no sentido de que é algo institucional onde todos têm direito à alimentação”.

O coordenador do Fórum Regional de Pastorais Sociais, Hidelbrando Pires, explicou como a campanha será realizada:

“O movimento será estruturado em duas frentes, sendo uma delas emergencial, com a coleta e doação de alimentos, mas também por meio de políticas públicas, em parceria com o Estado, para garantir a proteção de pessoas que ainda enfrentam o drama da insegurança alimentar”.

A luta contra fome é uma ação urgente e deve ser preocupação de todos, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí e membro da Rede PENSSAN, Norma Sueli, comentou sobre isso:

É importante que saiamos de nossa zona de conforto para olhar o nosso próximo, modificando e melhorando a sua realidade para que passem a ter uma vida digna”.

Para conhecer melhor a campanha e também contribuir para as ações, acesse o site: dadecomer.org

Fome no Brasil

De acordo com a pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), no ano de 2022 cerca de 33 milhões de pessoas passavam fome no Brasil.

No Piauí, o número alcançou a marca de 80% da população total do Estado vivendo em situação de insegurança alimentar, situação em que a família não tem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...