O Pentecostes é uma das festas mais significativas para a Igreja Católica, celebrada com grande fervor pelo povo de Deus.
Este evento recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria e reforça a vocação missionária de cada cristão, unindo a comunidade em torno da presença divina que nos guia e inspira.
“Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus.” (1 Cor 2, 11).
Nesta celebração, recordamos o chamado feito à cada fiel a se abrir aos dons da terceira Pessoa da Santíssima Trindade. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), Jesus chama o Espírito de o Paráclito, que quer dizer 'Consolador' ou 'aquele que é chamado para junto'.
Para nos ajudar a viver bem esse tempo, o Padre Lucas Emanuel, C.Ss.R. nos apresenta os quatro símbolos principais que marcam esta celebração: a pomba, a luz, o fogo e a água.
A água
No batismo, a água lava os pecados, simbolizando a purificação e a renovação. No contexto do Pentecostes, a água lembra-nos da presença refrescante de Deus, que conduz e gera vida continuamente.
“A água batismal significa realmente que o nosso nascimento para a vida divina nos é dado no Espírito Santo.” CIC 694
O fogo simboliza o ardor e a paixão da vida espiritual. No Pentecostes, o fogo do Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, iluminando suas vidas e aquecendo seus corações com o amor divino. Este mesmo fogo arde no coração dos fiéis, impulsionando-os a seguir a missão cristã.
“Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo.” CIC 696
A luz, intrinsecamente ligada ao fogo, simboliza a iluminação e a clareza espiritual. Ser luz significa ser uma presença viva do Espírito Santo, permitindo que sua orientação nos conduza e faça a vida da Igreja prosperar.
“É Ele (o Espírito Santo) que desce sobre a Virgem Maria e a cobre «com a sua sombra», para que conceba e dê à luz Jesus” CIC 697
A pomba é um símbolo universalmente reconhecido do Espírito Santo. No batismo de Jesus, a pomba apareceu acompanhada de uma voz celestial que dizia: “Este é meu Filho amado, escutai o que Ele diz.” (Mc 9,2-10).
Este símbolo de paz e presença divina nos lembra que Deus está constantemente pairando sobre nós, trazendo serenidade e renovação espiritual.
Já está mais preparado para viver a graça de Pentecostes?
Celebre o Pentecostes com o Santuário Nacional e aprofunde sua fé na ação do Espírito Santo em sua vida.
Jovem, a santidade começa com a sua originalidade
Já parou para pensar que Deus tem um plano único para a sua vida? Nascemos originais e somos chamados a ser santos!
Você sabia que o país do Papa tem uma seleção de futebol?
Com menos de mil habitantes, o Vaticano tem time de futebol, campeonato interno e até seleção nacional
CNBB promove 1º Encontro Nacional dos Postuladores
A Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, entre os dias 14 e 17 de julho, em Brasília (DF), o 1º Encontro Nacional dos Postuladores.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.