O Pentecostes é uma das festas mais significativas para a Igreja Católica, celebrada com grande fervor pelo povo de Deus.
Este evento recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria e reforça a vocação missionária de cada cristão, unindo a comunidade em torno da presença divina que nos guia e inspira.
“Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus.” (1 Cor 2, 11).
Nesta celebração, recordamos o chamado feito à cada fiel a se abrir aos dons da terceira Pessoa da Santíssima Trindade. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), Jesus chama o Espírito de o Paráclito, que quer dizer 'Consolador' ou 'aquele que é chamado para junto'.
Para nos ajudar a viver bem esse tempo, o Padre Lucas Emanuel, C.Ss.R. nos apresenta os quatro símbolos principais que marcam esta celebração: a pomba, a luz, o fogo e a água.
A água

No batismo, a água lava os pecados, simbolizando a purificação e a renovação. No contexto do Pentecostes, a água lembra-nos da presença refrescante de Deus, que conduz e gera vida continuamente.
“A água batismal significa realmente que o nosso nascimento para a vida divina nos é dado no Espírito Santo.” CIC 694

O fogo simboliza o ardor e a paixão da vida espiritual. No Pentecostes, o fogo do Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, iluminando suas vidas e aquecendo seus corações com o amor divino. Este mesmo fogo arde no coração dos fiéis, impulsionando-os a seguir a missão cristã.
“Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo.” CIC 696

A luz, intrinsecamente ligada ao fogo, simboliza a iluminação e a clareza espiritual. Ser luz significa ser uma presença viva do Espírito Santo, permitindo que sua orientação nos conduza e faça a vida da Igreja prosperar.
“É Ele (o Espírito Santo) que desce sobre a Virgem Maria e a cobre «com a sua sombra», para que conceba e dê à luz Jesus” CIC 697

A pomba é um símbolo universalmente reconhecido do Espírito Santo. No batismo de Jesus, a pomba apareceu acompanhada de uma voz celestial que dizia: “Este é meu Filho amado, escutai o que Ele diz.” (Mc 9,2-10).
Este símbolo de paz e presença divina nos lembra que Deus está constantemente pairando sobre nós, trazendo serenidade e renovação espiritual.
Já está mais preparado para viver a graça de Pentecostes?
Celebre o Pentecostes com o Santuário Nacional e aprofunde sua fé na ação do Espírito Santo em sua vida.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.