No próximo dia 19 de novembro, no 33º Domingo do Tempo Comum, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial dos Pobres, data que tem o intuito de direcionar as comunidades e encorajar o cuidado com os menos favorecidos. E para isso somos convidados a engajar a 7ª Jornada Mundial dos Pobres.
A Igreja no Brasil, por meio das Pastorais Sociais e Organismos ligados a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe a 7ª Jornada Mundial dos Pobres em preparação ao Dia Mundial dos Pobres, que neste ano será realizada de 12 a 19 de novembro. Leia MaisPapa: “Os pobres que nos abrirão as portas do céu”Fraternidade e olhar para os pobres: o legado de Dom Geraldo Majella
O tema para refletir neste Dia Mundial dos Pobres é “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”, texto que é extraído do Livro de Tobias (Cap. 4, 7). De acordo com o Papa Francisco, "esta recomendação nos ajuda a compreender a essência do nosso testemunho".
O santo padre reflete na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres:
“Os pobres tornam-se imagens que até podem comover por alguns momentos, mas quando os encontramos em carne e osso pela estrada, sobrevêm o incômodo e a marginalização. A pressa, companheira diária da vida, impede de parar, socorrer e cuidar do outro.”
É importante que o cuidado com os pobres não seja temporário, que a imagem gere comoção, mas principalmente resulte na ação de todos para a criação de medidas efetivas no combate a este problema social.
Francisco ainda finaliza a carta, refletindo que todos temos os mesmos direitos e é importante nos atentarmos todos os detalhes, pedindo intercessão dos santos para que não deixemos ninguém de lado.
“Nesta casa que é o mundo, todos têm direito de ser iluminados pela caridade, ninguém pode ser privado dela. Possa a tenacidade do amor de Santa Teresinha inspirar os nossos corações neste Dia Mundial, ajudar-nos a «nunca afastar de algum pobre o olhar» e a mantê-lo sempre fixo no rosto humano e divino do Senhor Jesus Cristo”.
Fonte: CNBB, Vatican Media,
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.