Notícias

Encontro Nacional de Presbíteros começa hoje em Aparecida

Em uma semana de evento, 450 participantes de todo o Brasil estarão reunidos para aprofundar a espiritualidade do ministério

Escrito por Redação A12

05 ABR 2024 - 10H12 (Atualizada em 23 ABR 2024 - 16H43)

Diocese de Santo Antonio do Pinhal

Logo após a realização da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a Casa da Mãe Aparecida receberá mais um importante evento da Igreja Católica no país.

Será a 19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que reúne sacerdotes de todo o Brasil, que inicia nesta quarta-feira (24) e segue até 30 de abril de 2024, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional.

Convocado e organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), o encontro tem como objetivo retomar e aprofundar a caminhada dos presbíteros do Brasil. Com o tema “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação” (Rm, 12,12) o evento proporcionará um espaço para reflexões, aprofundamento da compreensão do ministério presbiteral na perspectiva da comunhão em uma Igreja Sinodal, e celebração da vida dos presbíteros na liturgia e no aprofundamento da espiritualidade.

Diocese de Colatina (ES)
Diocese de Colatina (ES)


Neste primeiro dia, acontece a chegada e o credenciamento dos participantes no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de AlmeidaNesta quinta-feira (25) às 9h será celebrada a Santa Missa de Abertura do encontro, presidida por Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e do CELAM, e depois os sacerdotes terão conteúdos relativos à conjuntura eclesial, com Dom Joel Portella, presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. A programação completa você confere neste link.

Em entrevista ao portal A12, o presidente da CNP, Padre André Luís do Vale, fala mais detalhes do Encontro Nacional de Presbíteros.

“Teremos dias de reflexão, teremos uma análise de conjuntura eclesial com Dom Joel Portella, bispo de Petrópolis (RJ), vários bispos também estarão presentes, membros da presidência da CNBB e do Celam. Dias de convivência, de oração, partilha, de comunhão, oração e estudo. Também convidamos organismos da CNBB para estarem conosco. Além disso, contaremos com testemunhos dos presbíteros que lidam com os trabalhos e sua missão”.

O sacerdote esclarece a razão para que diante dos diversos desafios vividos pelos presbíteros, decidiu-se por trabalhar a temática da esperança.

“Mesmo diante das dificuldades, das realidades exigentes do nosso ministério, apresentar e convidar o nosso irmão presbítero a ser um homem da esperança, diante dos desafios e, ao mesmo tempo, levar o povo de Deus a viver esta esperança, não fechando os olhos para nossa realidade, mas também olhar tudo isso com esperança, com fé! Nosso lema nos faz a entender isso: viver a alegria no presbitério, perseverantes na tribulação e constantes na oração”.

CNBB
CNBB


O encontro também visa fortalecer a Pastoral Presbiteral em todos os regionais e dioceses, reforçar e articular a organização da Comissão Nacional e das Comissões Regionais de Presbíteros (CRP). O bispo de Caçador (SC) e referencial da CNP, Dom Cleocir Bonetti ressaltou o tema do grande encontro dos padres brasileiros.

“Com toda certeza é sempre o momento de olharmos para a frente. Nós queremos olhar para a frente, superarmos as dificuldades que passamos, sempre buscando caminharmos juntos. Esse é o grande pedido que o Papa Francisco nos faz também, então nada melhor do que nós nos reunirmos, nos encontrarmos, para entre nós nos animarmos, nos fortalecermos e olharmos, como dizia, para a frente, até porque o tema central do Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida é 'Testemunhas da Esperança'. E é isso que nós queremos ser como presbíteros no Brasil: Testemunhas da Esperança, embasados na grande esperança que é Jesus Cristo”, finalizou.

Espera-se que mais de 450 presbíteros de todo o Brasil participem das atividades. Além disso, o encontro contará com a participação de representantes de diversas instituições que dinamizam a pastoral em nossa Igreja, de bispos que acompanham a pastoral presbiteral nos regionais.

.:: Monsenhor, Padre, Cônego, Monge e Frei: quais as diferenças?


Fonte: CNBB/CNP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...