Comunicadores católicos de todo o Brasil podem se inscrever para participar do Programa de Formação Conexão Emaús – Comunicação para uma Igreja Sinodal, promovido pela Casa Galileia. A formação tem o objetivo de redescobrir a comunicação como vocação e serviço.
A inspiração para o projeto veio da necessidade da comunicação que leva a boa nova, uma comunicação sem ruídos e principalmente da necessidade do compromisso em comunicar. Assim como Papa Leão XIV, destacou a importância de uma comunicação que escute, especialmente os mais frágeis.
“Precisamos de uma comunicação capaz de escutar, de recolher a voz dos fracos que não têm voz. Desarmemos as palavras e ajudaremos a desarmar a Terra.”
O nome “Conexão Emaús” vem da passagem bíblica dos discípulos a caminho de Emaús (Lc 24,13-35), onde escuta, diálogo e partilha transformam a tristeza em esperança. Assim, o programa une espiritualidade, teologia e prática comunicacional, vendo a comunicação como espaço de encontro com o Evangelho e de construção de comunhão.
A formação acontecerá entre fevereiro e julho de 2026, a participação é gratuita e o programa oferece uma bolsa única de R$3.000,00, com cobertura total de alimentação, hospedagem e transporte durante a imersão.
Serão selecionados 30 comunicadores católicos de diferentes regiões do país, com base em critérios como representatividade, afinidade com os objetivos do programa e compromisso com a comunicação na Igreja.
Trilha Online: Dez encontros sobre teologia, pastoral e comunicação, com especialistas e momentos de escuta e troca;
Imersão Presencial: De 30 de abril a 2 de maio de 2026, em Brasília (DF), para fortalecer vínculos e cocriar campanhas de fé;
Acompanhamento de Campanhas: De maio a julho, com mentoria e apoio a iniciativas de comunicação sinodal nas comunidades.
A proposta pedagógica segue a metodologia da “Conversa no Espírito”, inspirada pelo Sínodo sobre a Sinodalidade. Essa abordagem busca criar um ambiente de escuta profunda, discernimento e formação integral.
Como explica Ricieri Benedetti, coordenador do programa:
“A Conversa no Espírito, mais do que um método, é um jeito de ser Igreja. É escutar com o coração, discernir juntos e permitir que o Espírito fale através de todos. Na comunicação, isso é fundamental, porque o modo como escutamos, olhamos e dialogamos revela o tipo de Igreja que queremos ser. Por isso, o Conexão Emaús propõe aprofundar a reflexão sobre temas que atravessam esse tempo sinodal: comunhão, participação, missão, diversidade e acolhida, protagonismo das mulheres, comunicação não violenta, cultura da proteção e do cuidado, corresponsabilidade cultura da sinodalidade a missão da igreja no mundo em que vivemos. Esses temas ajudam os comunicadores/as a produzir conteúdos que não dividem, mas aproximam; que não impõem, mas escutam; que não apenas informam, mas inspiram esperança. É sobre comunicar com o mesmo Espírito que move a Igreja a caminhar unida”.
As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro de 2025. Saiba mais, clicando aqui!
Saiba mais sobre sinodalidade, acessando nossa página especial sobre o assunto!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.