O mês das missões na Igreja possui muitas datas litúrgicas importantes para trabalhar na catequese. Além de incentivar a reflexão sobre o “ser missionário”, é possível elaborar um cronograma rico a partir de devoções marianas e de santos.
É uma oportunidade para pais e catequistas ensinarem crianças e jovens sobre o valor da evangelização. Uma primeira dica é, além do encontro teórico, envolvê-los em ações concretas de caridade e anúncio da Palavra de Deus na comunidade.
A Campanha Missionária deste ano no Brasil vai abordar o tema “Missionários da esperança entre os povos”, em sintonia com o Jubileu da Esperança. Neste período, as comunidades e paróquias promovem atividades nas quais os catequizandos podem auxiliar.
Que tal complementar o encontro de catequese com o compromisso de ajudar na condução de novenas, momentos de oração ou durante as celebrações da paróquia? Ações como essa contribuem para o aprendizado e fortalecimento da fé.
Contar a vida dos santos é um meio simples e significativo para cultivar a fé nos corações dos catequizandos. As histórias de grandes personalidades da fé despertam o desejo pelas virtudes e amor a Deus, principalmente quando se trata de santos jovens.
Nesse sentido, como não falar de Santa Teresinha do Menino Jesus, que celebramos em 1º de outubro? A “Flor do Carmelo” que se santificou pela pequena via, ou seja, nas pequenas coisas soube amar muito a Deus e os demais.
Além disso, ela é conhecida como a Padroeira das Missões. Baixe uma imagem da santa para colorir:
Já no dia 4 de outubro, é dia de São Francisco de Assis, que pode ensinar sobre o desprendimento das coisas materiais e do amor caridoso aos mais necessitados.
Além disso, através da história de vida de Francisco, as crianças e jovens podem refletir sobre a beleza da criação e aprender a importância de contemplar o Criador nela.
Nossa Senhora do Rosário
No dia 7 de outubro, faz-se memória de Nossa Senhora do Rosário. É possível explicar a importância da devoção à Maria e a oração do Santo Terço. Além disso, é uma oportunidade de rezarem juntos, acolhendo o pedido do Santo Padre Leão XIV para todos os fiéis:
“Por isso, convido todos, todos os dias do próximo mês, a rezar o Rosário pela paz, pessoalmente, em família e em comunidade.”
Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis
Na mesma data da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, celebramos o Dia das Crianças e o dia de São Carlo Acutis. Que tal assistirem juntos à historinha da Mãe Aparecida a seguir:
Além disso, todos podem juntos montar um grande mural com fotos das crianças e imagens sobre a história de Nossa Senhora Aparecida e de São Carlo Acutis. Neste momento, o objetivo é ajudar as crianças a compreenderem que podem contar sempre com a ajuda da Mãezinha e do jovem Carlo.
add_box Entre santos: como seria a conversa entre Carlo e Frassati?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.