O mês das missões na Igreja possui muitas datas litúrgicas importantes para trabalhar na catequese. Além de incentivar a reflexão sobre o “ser missionário”, é possível elaborar um cronograma rico a partir de devoções marianas e de santos.
É uma oportunidade para pais e catequistas ensinarem crianças e jovens sobre o valor da evangelização. Uma primeira dica é, além do encontro teórico, envolvê-los em ações concretas de caridade e anúncio da Palavra de Deus na comunidade.
A Campanha Missionária deste ano no Brasil vai abordar o tema “Missionários da esperança entre os povos”, em sintonia com o Jubileu da Esperança. Neste período, as comunidades e paróquias promovem atividades nas quais os catequizandos podem auxiliar.
Que tal complementar o encontro de catequese com o compromisso de ajudar na condução de novenas, momentos de oração ou durante as celebrações da paróquia? Ações como essa contribuem para o aprendizado e fortalecimento da fé.
Contar a vida dos santos é um meio simples e significativo para cultivar a fé nos corações dos catequizandos. As histórias de grandes personalidades da fé despertam o desejo pelas virtudes e amor a Deus, principalmente quando se trata de santos jovens.
Nesse sentido, como não falar de Santa Teresinha do Menino Jesus, que celebramos em 1º de outubro? A “Flor do Carmelo” que se santificou pela pequena via, ou seja, nas pequenas coisas soube amar muito a Deus e os demais.
Além disso, ela é conhecida como a Padroeira das Missões. Baixe uma imagem da santa para colorir:
Já no dia 4 de outubro, é dia de São Francisco de Assis, que pode ensinar sobre o desprendimento das coisas materiais e do amor caridoso aos mais necessitados.
Além disso, através da história de vida de Francisco, as crianças e jovens podem refletir sobre a beleza da criação e aprender a importância de contemplar o Criador nela.
Nossa Senhora do Rosário
No dia 7 de outubro, faz-se memória de Nossa Senhora do Rosário. É possível explicar a importância da devoção à Maria e a oração do Santo Terço. Além disso, é uma oportunidade de rezarem juntos, acolhendo o pedido do Santo Padre Leão XIV para todos os fiéis:
“Por isso, convido todos, todos os dias do próximo mês, a rezar o Rosário pela paz, pessoalmente, em família e em comunidade.”
Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis
Na mesma data da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, celebramos o Dia das Crianças e o dia de São Carlo Acutis. Que tal assistirem juntos à historinha da Mãe Aparecida a seguir:
Além disso, todos podem juntos montar um grande mural com fotos das crianças e imagens sobre a história de Nossa Senhora Aparecida e de São Carlo Acutis. Neste momento, o objetivo é ajudar as crianças a compreenderem que podem contar sempre com a ajuda da Mãezinha e do jovem Carlo.
add_box Entre santos: como seria a conversa entre Carlo e Frassati?
Conheça o Padre que salvou Judeus na 2ª Guerra Mundial
Um padre católico desafiou os nazistas, protegeu judeus, respeitou sua fé e entrou para a lista dos Justos entre as Nações. Uma história real e pouco conhecida.
Como viver a Igreja em saída missionária?
Igreja em saída exige conversão sinodal e missão além dos muros. É um caminho desafiador, mas é necessário na busca pela unidade.
Leão XIV destaca a Palavra de Deus viva na Tradição da Igreja
Na Audiência Geral, o Papa Leão XIV explicou como a Sagrada Escritura e a Tradição formam um único "depósito" da Palavra que está nas mãos da Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.