Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Igreja Católica lidera confiança no Brasil, aponta pesquisa Datafolha

Escrito por Redação A12

14 AGO 2025 - 09H12 (Atualizada em 14 AGO 2025 - 12H00)

Kcrisramos/Adobe Stock

Segundo um levantamento encomendado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 85% dos brasileiros entrevistados confiam na Igreja Católica, sendo ela a primeira colocada entre as instituições indicadas.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha e divulgada na última segunda-feira (11).

As instituições votadas na pesquisa foram a Igreja Católica, o próprio Conselho Federal da OAB, Igrejas Evangélicas, Órgãos do Poder Judiciário (STF, STJ e outros tribunais), Senado Federal, Presidência da República e a Câmara dos Deputados.

Os dados apontam que 40% da população brasileira confia muito na Igreja Católica, e 45% confia um pouco. A segunda instituição com maior confiança foi a OAB, com 24% de muita confiança e 59% confiam um pouco. Já as Igrejas Evangélicas, tiveram a segunda maior porcentagem de entrevistados que confiam muito, 31%.

settings_cell  Fique por dentro das notícias do Portal A12 pelo canal do WhatsApp

O estudo abrangeu entrevistas em 130 municípios do Brasil, incluindo capitais, regiões metropolitanas e cidades em todas as regiões. Ele foi realizado com 2.005 entrevistas na modalidade presencial, entre os dias 7 e 14 de julho deste ano. De acordo com os resultados, a pesquisa possui margem de erro de 2%.

Outros aspectos, além da confiança, foram analisados como:

fiber_manual_record o grau de importância da atuação da OAB no país;

fiber_manual_record o seu desempenho na defesa da democracia no Brasil;

fiber_manual_record a opinião dos entrevistados sobre cenário político atual;

Além disso, a pesquisa procurou entender a preferência dos entrevistados entre democracia e ditadura, e apontou que 74% consideram a democracia melhor que qualquer forma de governo.

Já outra questão foi sobre a existência de uma polarização ou harmonia política, onde 72% disseram que a sociedade está “dividida em dois grupos com visões políticas opostas que não aceitam conviver com o outro lado”, enquanto 16% acreditam que “as pessoas de ideias diferentes conseguem conversar e se respeitar”.

Por fim, foi questionada a satisfação destas pessoas quanto a alguns serviços públicos do Brasil. Os dados mostram que a insatisfação de 48% dos entrevistados para a Educação, 54% para o Sistema de Saúde e 58% das pessoas insatisfeitas com a Segurança.

::. Acesse aqui os resultados da pesquisa disponibilizado pela OAB

Leia + Papa transfere Comitê da Jornada Mundial da Criança

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...