O Brasil, mas especificamente o estado do Pará, está se preparando para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025.
Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), espera-se que mais de 40 mil visitantes participem dos dias principais da Conferência. Desses, cerca de 7 mil farão parte da “família COP”, composta por equipes da ONU e delegações dos países membros.
O encontro é de extrema importância para discutir e debater temas que envolvem a sustentabilidade, mudanças climáticas, além de pensar em soluções que contribuem com o cuidado com os povos e com a Casa Comum. Leia MaisComo ser um peregrino e cuidador da Casa Comum?Dom Leonardo Steiner alerta sobre o dever de cuidarmos da Casa Comum
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a COP acontecendo no Brasil, traz ainda mais relevância para os temas que serão discutidos.
“Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”.
A Igreja no Brasil já desenvolve diversos trabalhos em busca do cuidado com a Casa Comum, além de mostrar constantemente preocupação com os problemas que o país vem enfrentando, não só com as catástrofes climáticas, mas também com as queimadas que atingem o país.
Diante desta preocupação e desta participação ativa, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, recebeu a coordenação da articulação rumo à COP 30. A reunião visou contextualizar quais os próximos passos e o cronograma das atividades de formação e mobilização da Igreja para a conferência, deste e do próximo ano.
Durante o evento, foram apresentadas duas novas colaboradoras contratadas pela articulação: Rocheli Koralewski e Jaqueline Bertoldo, que atuará como secretária da articulação. A Coordenação da Articulação Igreja rumo à COP 30 continuou sua reunião na sede da CNBB à tarde, organizando os grupos de trabalho que levarão adiante as ações da articulação até a Conferência.
A coordenação também está realizando visitas às instituições que fazem parte da articulação. Os membros da coordenação são: padre Dário Bossi, irmã Irene Lopes, Melillo Diniz do Nascimento e Eduardo Nischespois Scorsatto.
Fonte: gov.br / CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.