Os jovens que participarão da Jornada Mundial Juventude já estão contando os dias para embarcar para Lisboa. O maior encontro da juventude católica com o Papa Francisco está marcado para a primeira de semana de agosto, de 1 a 6.
A programação do evento reúne momentos de oração, celebrações, partilha, apresentações culturais e competições esportivas. As apresentações e as atividades esportivas estão dentro da programação do Festival da Juventude.
A Cinemateca Portuguesa divulgou que também estará entre as atividades do Festival da Juventude, exibindo escolhas cinematográficas do Papa Francisco. Leia MaisSaiba como vivenciar a JMJ mesmo à distânciaJMJ: Jovens podem participar do Festival da Juventude
"Ao todo, serão cinco filmes que nos darão a conhecer o gosto cinéfilo de uma figura incontornável do século XXI e que nunca abdicou de revelar o seu lado mais pessoal".
As exibições deste ciclo foram escolhidas tendo referência uma entrevista que o Papa Francisco deu ao jornal L’Osservatore Romano, em 2013, referindo-se a sua antiga paixão pelo cinema e também a importância do cinema como ferramenta de “formação pessoal e espiritual”.
O evento começa com o filme “A estrada”, lançado em 1954, do diretor Federico Fellini, que conta a história de Gelsomina, que é vendida pela mãe para o brutamonte Zampanò, estrela de um número em que arrebenta correntes amarradas em seu corpo. A jovem auxilia Zampanò e passa a também ser apresentar como palhaça, seguindo o estilo de Chaplin. A garota é constantemente maltratada pelo homem, que ainda a agride sempre que tenta fugir. Quando os dois se juntam a um circo, Gelsomina fica encantada com Bobo, provocando ciúmes em Zampanò.
De acordo com a Cinemateca quando o filme foi lançado "causou acirrada polêmica na Europa: a esquerda considerou-o 'reacionário' e acusou Fellini de trair o neorrealismo, ao passo que as vozes oficiais católicas foram extremamente prudentes".
"Rapsódia em agosto", é outra escolha de Papa Francisco, o filme que foi lançado em 1991, foi dirigido por Akira Kurosawa e conta a história de uma mulher idosa que mora em Nagasaki, no Japão, e seus quatro netos que estão passando as férias em sua casa. Lá, eles aprendem sobre a bomba atômica que atingiu o local em 1945 e como o fato acabou matando o avô deles.
Outro filme que está na lista é "A festa de Babette", de Gabriel Axel. O longa conta a história de Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugindo da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por anos, até que um dia ganha uma fortuna na loteria e, ao invés de voltar à França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um jantar francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette.
A lista ainda conta com os filmes “Esposos perante Deus”, dirigido por Mario Camerini; e "As crianças olham para nós", de Vittorio de Sica.
Papa Francisco sempre buscou mostrar seu lado humano e pessoal para as pessoas, assistir filmes que estão nas escolhas dele é uma maneira de conhecer ainda mais esse lado do Pontífice.
Fonte: Diário de Notícias / Cinemateca de Portugal
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.