A justiça é um conceito humano, mas também uma virtude que tem em Deus sua referência suprema. Para os advogados católicos, exercer o Direito significa buscar a verdade e a retidão, sempre iluminados pela fé.
Esse compromisso é firmado pela União Brasileira de Juristas Católicos (Ubrajuc), fundada em 2023, com o objetivo de aprofundar a fé católica entre seus membros, a fim de que possam exercer suas atividades profissionais e acadêmicas de acordo com a Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, promovendo o respeito à cultura, à identidade e à tradição católica.
O advogado e presidente da Ubrajuc, Miguel da Costa Carvalho Vidigal, reforça esse compromisso baseado nas Escrituras.
“Enquanto advogados católicos, procuramos espelhar a Justiça por excelência, que é Deus. São Paulo diz que 'aquele que segue a Nosso Senhor não se envergonha do Evangelho, pois ali se encontra a força vinda de Deus para a Salvação'. Ainda, diz o apóstolo, 'a ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade”, diz, citando a Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 1,16-18).
Na Bíblia encontram-se diversos ensinamentos sobre justiça, seja nos provérbios salomônicos, na vida de Jó ou nas parábolas de Cristo. O papel do bom advogado, segundo Vidigal, é justamente esse: buscar a verdade dos fatos e empenhar-se para que a justiça prevaleça.

Para fortalecer essa missão, a Ubrajuc tem promovido iniciativas que conectam juristas católicos e incentivam a atuação conjunta no país. A organização do Congresso Nacional da União Brasileira de Juristas Católicos, a ser realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2025, em Campo Grande (MS), é uma dessas ações.
“Já estava na hora de organizarmos um congresso nacional. Juristas do Brasil inteiro nos procuravam para promovermos essa troca de experiências e estreitarmos nossa união na fé e no trabalho”, explica Vidigal.
A escolha pela capital do Mato Grosso do Sul se deu pelo convite da União de Juristas Católicos local e pelo apoio do arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa. Além disso, a Ubrajuc pretende expandir esse movimento por todo o Brasil.
“Agora, no final de março, teremos a refundação da União de Juristas de Belém, com participação da diretoria nacional. Nossa intenção é seguir realizando encontros pelo país”, acrescenta o presidente da Ubrajuc.

O congresso e outras iniciativas da UBRAJUC buscam dar visibilidade ao trabalho dos juristas católicos e incentivar uma atuação mais articulada.
“Não somos poucos, mas muitas vezes os católicos não se encontram e não conhecem o trabalho uns dos outros. Há ações maravilhosas sendo empreendidas pelo país todo, e isso precisa vir à luz”, destaca Vidigal.
:: 10 mandamentos do advogado por Santo Afonso Maria de Ligório

A proposta é que esses eventos fortaleçam o compromisso com a justiça cristã e incentivem a ação concreta no cenário jurídico nacional.
“Nosso objetivo é reavivar a fé e colocar em prática o que ensina o Catecismo da Igreja: amar, louvar e reverenciar a Deus nesta Terra para, depois, glorificá-Lo por toda a eternidade”, conclui Miguel.
:: As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/43u1WYW. As vagas são limitadas.
Fonte: Ubrajuc/ O São Paulo
Por que o Natal já anuncia a Paixão de Cristo?
Entenda por que a Igreja antecipa o mistério pascal nas Oitavas do Natal na liturgia, que compreende o mistério da vinda de Jesus para a Salvação de todos
Uma mensagem especial de Natal para você
Jubileu da Esperança nos convida a renovar a fé e viver uma esperança ativa, mantendo a chama da confiança em Deus acesa no coração.
Em meio à secularização, Nova York vive onda de conversões
Nova York registra crescimento de adultos na Igreja Católica, impulsionado por buscas espirituais em meio à crise, à secularização e ao vazio do consumismo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.