O Pacto Contra a Fome lançou agora, no início de setembro, a campanha nacional a favor da redução do desperdício de alimentos, que contará com a publicação de um manifesto em jornais de grande circulação.
A campanha abre o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar (29/09), data estabelecida pelas Nações Unidas, e está buscando conscientizar a sociedade sobre as consequências do desperdício de alimentos para a segurança alimentar e o meio ambiente.
Pacto Contra a Fome coloca o desperdício de alimentos no centro do debate com o lançamento da campanha “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”, que mostra a relação entre a comida que vai para o lixo e a fome. Com ações que vão desde a comerciais na TV a ativações nas principais cidades do país e o lançamento do Guia “Lugar de comida é no prato”, entidade quer mobilizar sociedade contra o descarte desnecessário de alimentos.
O assessor do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Jean Poul Hansen, fala que desde a Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema foi Fraternidade e Fome, a CNBB se fez parceira do Pacto contra a Fome porque também deseja que todos os brasileiros tenham segurança alimentar. A Campanha da Fraternidade de 2023 já apontava, em seu texto-base, que o desperdício de alimentos no Brasil é uma das grandes causas da insegurança alimentar e da fome no país.
“Nós produzimos muito alimento, mas igualmente desperdiçamos muito alimento. Se o que é desperdiçado fosse partilhado, nós resolveríamos grande parte da fome, da insegurança alimentar e da miséria no Brasil” Padre Jean Poul.
O filme da campanha, feito com a África Creative, destaca a urgência de mudar a forma como lidamos com alimentos e desperdício. Raphael Vandystadt, da África Creative, destaca que é essencial mobilizar a sociedade para reduzir o desperdício e a fome.
Leia MaisII encontro de Responsáveis de Prevenção de Abusos da Igreja na América Latina e Caribe “Com a Força do Espírito”: Confira o hino da Campanha Missionária 2024Encontro Nacional de Juventude debate evangelização e sinodalidade
A campanha inclui uma música de Jair Oliveira e um filme publicitário produzido pela Magma. Além disso, o Pacto Contra a Fome lançará um manifesto chamado “Um ano a menos”, que aborda a insegurança alimentar e o desperdício no Brasil, enfatizando a necessidade de ação coletiva até 2030, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A campanha também terá diversas ações online e offline em locais públicos e comerciais.
Em 2023, o Brasil tinha 64 milhões de pessoas com insegurança alimentar, sendo 8,7 milhões enfrentando fome grave, segundo o IBGE. Maria Siqueira, do Pacto Contra a Fome, destaca que a situação não mudou muito desde 2018, indicando a necessidade de resolver problemas estruturais para acabar com a fome. O desperdício de alimentos agrava a crise, contribuindo para 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa e usando um terço das terras agrícolas para alimentos que são descartados.
O Pacto Contra a Fome revelou que 55 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora anualmente, sendo a maior parte antes de chegar aos consumidores. Em resposta, lançaram o Guia “Lugar de comida é no prato” para incentivar a redução do desperdício e promover uma alimentação mais consciente.
O Pacto Contra a Fome é um grupo que reúne pessoas de diferentes áreas e partidos para combater a fome e o desperdício de alimentos. A missão do grupo é acabar com a fome até 2030 e garantir que todos os brasileiros estejam bem alimentados até 2040. Eles trabalham com três principais ações: unir esforços, usar informações para tomar decisões e incentivar mudanças.
Fonte: CNBB / Pacto Contra a Fome
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.