Notícias

Pe. Awi sobre deixar Dicastério: "Estava nos planos de Deus"

O brasileiro Padre Alexandre Awi é o atual secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Escrito por Guilherme Gomes

22 AGO 2022 - 16H43 (Atualizada em 25 AGO 2022 - 15H20)

Reprodução/ Vatican Media

Leia Mais5 vezes em que o Papa falou sobre vocaçãoExclusivo: Preocupado com indígenas, Papa nomeará Cardeal para AmazôniaNão era nada esperado, mas era algo que estava nos planos de Deus”.

Essas foram as palavras do Padre Alexandre Awi sobre a sua eleição como Superior Geral dos Padres de Schoenstatt.

O brasileiro, que atualmente é secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, conversou com o A12 e confirmou que foi pego de surpresa com a notícia de sua nomeação durante o Capítulo Geral do Instituto Secular Padres de Schoenstatt.

Foi bastante inesperada, sobretudo pelo fato de que eu não estava participando do Capítulo Geral e fui chamado durante a realização do mesmo para ser consultado sobre a minha situação dessa função, disse o brasileiro.

A síntese do carisma que caracteriza o Instituto Secular Padres de Schoenstatt, fundado pelo Padre Palotino Peter Josef Kentenich, é uma espiritualidade mariana capaz de "tocar as cordas mais profundas da vocação sacerdotal" e dar um novo impulso à vida de fé.

Alessandro Cardoso
Alessandro Cardoso
O Pe. Awi esteve em Aparecida (SP) recentemente para ministrar aula na Pós-Graduação da Academia Marial de Aparecida



Como a nomeação não foi programada,
Padre Alexandre disse que continuará exercendo a função no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, mas que essa atividade tem prazo de validade.

Enquanto precisarem da minha colaboração, eu estou disponível, mas com o tempo vai ser realmente impossível assumir as duas tarefas”, falou Awi.

E completou:

A missão no Dicastério vai terminar em algum momento dos próximos meses, para que outros possam realizar com maior disponibilidade essa missão, mas acredito que depois de cinco anos, a gente também pôde dar a nossa contribuição. O próximo secretário que assumir o Dicastério, certamente poderá fazer ainda muito melhor esse trabalho”, disse o brasileiro.

Por fim, o brasileiro agradeceu ao Papa Francisco pela oportunidade de dirigir o Dicastério:

Agradeço, de coração, ao Papa Francisco por ter me deixado com liberdade para decidir em relação a essa eleição feita pela minha comunidade. Agradeço também a todos os colegas do Dicastério que durante cinco anos confiaram em mim com muita humildade e espírito de equipe. Pude aprender muito com eles e podemos servir juntos a igreja nesse tempo”, finalizou Padre Alexandre.

.:: Veja o trabalho do Pe. Awi no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida:

.:: Biografia

Natural do Rio de Janeiro, Padre Alexandre Awi Mello é sacerdote desde 2001, e depois dos estudos de Filosofia e Teologia em Santiago do Chile, e de seu doutorado obtido nos Estados Unidos, desempenhou cargos de professor no Brasil, além de desempenhar vários cargos pastorais dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Em novembro de 2020, o Papa o nomeou conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

.:: Exclusivo: A12 entrevista secretário de Dicastério do Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...