Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Projeto "Capacita em Rede" oferece 50 cursos gratuitos

Escrito por Redação A12

29 DEZ 2025 - 15H31 (Atualizada em 29 DEZ 2025 - 16H41)

CNBB

O que começou como uma resposta de emergência à crise da pandemia da Covid-19 se transformou em um dos maiores projetos de qualificação profissional feito pela Igreja Católica no Brasil.

Em apenas 1 ano e 7 meses de atuação no território brasileiro, o projeto “Capacita em Rede” já foi ampliado nacionalmente, com a parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e o Ministério da Educação (MEC).

O intuito principal do projeto é trazer novas perspectivas e oportunidades para a população. Sendo assim, o projeto “Capacita em Rede” já certificou mais de 15 mil trabalhadores.

Desde maio de 2024, os cursos vêm sendo realizados presencialmente em diversas regiões do país, alcançando os 19 regionais da CNBB. Os cursos oferecidos pelo projeto são mais de 50, entre as áreas de:

- Saúde (cuidador de idosos, cuidador infantil, balconista de farmácia),

- Administração,

- Construção civil (pedreiro, eletricista, pintor),

- Beleza - (manicure e pedicure, maquiagem, designer de sobrancelhas, barbeiro) entre outras.

Os cursos são gratuitos e têm carga horária de 50 horas, todos têm certificação do IFSULDEMINAS, com validade nacional. Em outubro de 2025, a iniciativa foi ampliada. Até o fim do ano de 2026, a expectativa esperar é chegar a 31 mil vagas, atendendo desde grandes centros urbanos até cidades do interior.

O Capacita em Rede nasceu dos resultados positivos obtidos nas primeiras turmas do programa “Capacita Sul de Minas”, iniciado em 2022, em parceria com a Província Eclesiástica de Pouso Alegre.

Um dos diferenciais do Capacita em Rede é a forte articulação com as comunidades católicas, que atuam como espaços de acolhida dos alunos. Essa presença próxima da Igreja contribui para que o projeto alcance públicos que, muitas vezes, ficam distantes das políticas de qualificação profissional.

O Capacita em Rede já alcançou:

19 regionais da CNBB mobilizados

289 paróquias envolvidas

24 estados e mais de 200 municípios atendidos

888 cursos realizados

138 cursos voltados a grupos em extrema vulnerabilidade, como reeducandos do sistema prisional, dependentes químicos em recuperação, pessoas em situação de rua, migrantes e povos indígenas.

+ Conheça as obras sociais do Santuário Nacional

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...