O envio da catequese está atrelado à caminhada cristã, pois, por meio do Batismo, cada um de nós somos chamados a ser discípulos e missionários de Cristo.
Além disso, assim como a cada Santa Missa somos enviados para viver e testemunhar o Evangelho ao mundo, o envio dos catequizandos simboliza essa resposta ao chamado de Deus para anunciar e servir a Cristo e Sua Igreja.
“A Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai. Por isso, o impulso missionário é fruto necessário à vida que a Trindade comunica aos discípulos.” (Documento de Aparecida, 347)

Os catequizandos podem também ser enviados para um novo ciclo da catequese ou, após a conclusão dos encontros e recebimentos dos Sacramentos, serem acolhidos pela comunidade como enviados ao serviço pastoral.
Esse gesto possui suas raízes na Igreja primitiva, que já enviava missionários para anunciar o Evangelho e fortalecer a fé das comunidades.
“Quando a catequese é permeada por um clima de oração, o aprendizado de toda a vida cristã alcança a sua profundidade. Este clima se faz particularmente necessário quando o catecúmeno e os catequizandos encontram-se diante dos aspectos mais exigentes do Evangelho e se sentem fracos, ou quando descobrem, admirados, a ação de Deus na sua vida”. (Diretório para a Catequese, 3)
Por isso, o envio na catequese é um ato oracional de compromisso e resposta ao chamado de Deus.
Esse ato quer dizer que os catequizandos não apenas receberam formação, mas estão prontos para colocar seus dons e carismas a serviço da Igreja. Ao serem enviados, assumem a missão de serem luz onde vivem, testemunhas do amor de Cristo e agentes de transformação nas comunidades em que atuarão.
add_box Leia também: Acolher bem na catequese: o primeiro sinal da presença de Cristo
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.