Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 18 OUT 2019 - 10H48

Qual o significado da Sala das Promessas?


Quem já passou pelo Santuário Nacional provavelmente já visitou a Sala das Promessas, local onde os fiéis depositam seus ex-votos como agradecimento pelas suas graças alcançadas.

Leia MaisQuais foram as moradas de Nossa Senhora Aparecida?Por que Nossa Senhora da Conceição virou Aparecida?Padre Camilo explica em seis pontos um pouco mais sobre esse local tão cheio de significado.

Thiago Leon
Thiago Leon

1. Desde a primeira capela, construída de pau-a-pique no Porto Itaguaçu, onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou de 1740 a 1745, os fiéis já levavam seus ex-votos em sinal de gratidão e reconhecimento por bênçãos alcançadas, e deixavam os objetos aos pés da Santa.

2. A capela construída no Morro dos Coqueiros e inaugurada em 1745 também passou a receber os objetos de promessas. Quando em sua primeira reforma de ampliação, em 1760, foi feita uma sala para receber os objetos das promessas dos devotos, a Sala das Promessas foi também chamada por outros nomes: Quarto dos Milagres, Sala dos Milagres, Casa dos Milagres.

3. Com a construção do Santuário Novo, desde 1974 a sala das promessas veio da Basílica Velha para a Basílica Nova. Hoje, ao longo do mês, a Sala das Promessas recebe mais de 20 mil objetos.

4. As promessas ou ex-votos são expressão da fé do romeiro. Ele procura agradecer a bênção alcançada através de um sinal sensível que testemunhe para outras pessoas o que Deus realizou em sua vida.

5. Por isso, a Sala das Promessas no Santuário é o lugar onde as graças são testemunhas através de sinais sensíveis, ou seja, um objeto simboliza o que Deus realizou na vida e na história de tantas pessoas. Por isso, a Sala das Promessas é lugar especial de oração, pois, através dos ex-votos, os romeiros podem renovar a certeza de que Nossa Senhora intercede pelas necessidades de todos os seus filhos e filhas.

6. A Sala das Promessas é o lugar da expressão da gratidão dos devotos, lugar de reconhecimento de que foram atendidos em sua oração e, por isso, demonstram num símbolo o que pela força da fé Deus realizou em suas vidas.

.:: "Nossa Senhora não gostava de ficar sozinha"

.:: Livro "Senhora Aparecida" conta história da Padroeira do Brasil


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.