No último domingo (24), na Solenidade de Cristo Rei, foi realizada no Vaticano a entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante a missa na Basílica de São Pedro, os portugueses, anfitriões da JMJ Lisboa 2023, passaram a Cruz e o Ícone de Maria Salus Populi Romani para a delegação da Coreia do Sul, que sediará o encontro mundial em 2027.
Em sua mensagem aos jovens presentes e conectados pelo mundo, o Papa Francisco destacou o profundo significado desses ícones. “Queridos jovens coreanos, agora é com vocês! Levando a Cruz à Ásia, vocês anunciarão a todos o amor de Cristo. Tenham coragem! Testemunhem a esperança de que tanto precisamos hoje”, exortou o Pontífice.
Segundo o Papa, a peregrinação dos símbolos pelos países asiáticos, muitos deles com maioria não cristã, será um convite à evangelização. “Que esses sinais fortaleçam a certeza do amor invencível de Deus e a fraternidade entre os povos”.
A delegação coreana compareceu ao Vaticano com cerca de 100 jovens e foi liderada pelo Arcebispo de Seul, Dom Peter Chung Soon-Taek. Nos próximos três anos, a Cruz e o Ícone percorrerão várias nações asiáticas, preparando o caminho espiritual para o evento de 2027, cujo lema será “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33).
A JMJ em Seul também ganha relevância ao se inserir no contexto do esforço pela reconciliação na Península Coreana. Em 2025, serão celebrados os 80 anos da libertação e divisão das Coreias, o que motiva iniciativas como o “Fórum de Partilha da Paz”. O evento, organizado pela Arquidiocese de Seul, reúne jovens, líderes religiosos e civis para discutir o papel da Igreja na construção da paz.
:: Coreia do Sul reza pela reconciliação e a unidade das Coreias
Um dos destaques desse esforço é a organização Ttiattmeori, palavra coreana que significa “amor e amizade entre irmãos e irmãs”, que promove o encontro entre jovens norte e sul-coreanos, oferecendo apoio espiritual e social. Inspirados pelos ensinamentos da “Fratelli Tutti”, a fraternidade se torna a base para superar barreiras e construir pontes.
:: Relíquias do Beato Carlo Acutis chegam à Arquidiocese de Seul
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.