O tema do Evangelho deste 24º Domingo do Tempo do Comum é sobre o perdão, por isso o Santo Padre iniciou o Angelus com a pergunta de Pedro a Jesus “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?"Leia MaisPor que temos que perdoar?Deus pode perdoar um pecado mortal?
O número 7 nas Sagradas Escrituras significa perfeição. Dessa forma, Pedro age com sabedoria ao supor tal coisa em sua pergunta. No entanto, Jesus responde: "Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete."
“A mensagem de Jesus é clara: Deus perdoa de forma incalculável, excedendo toda medida. Ele é assim, age por amor e gratuidade. A Deus não se compra, Deus é gratuito, é gratuidade. Não podemos retribuir-lhe, mas quando perdoamos o irmão ou a irmã, o imitamos. Perdoar não é uma boa ação que se pode fazer ou não: perdoar é uma condição fundamental para quem é cristão”, afirmou o Papa.
Francisco pediu para que não nos esqueçamos disso: somos perdoados e o próprio Deus se entregou por amor a nós, de modo que somos incapazes de compensar a sua misericórdia. Contudo, a partir do momento que nos perdoamos mutuamente, podemos testemunhá-Lo.
“Fora do perdão não há esperança, fora do perdão não há paz. O perdão é o oxigênio que purifica o ar poluído pelo ódio. O perdão é o antídoto que cura os venenos do rancor, é o caminho para desativar a raiva e curar tantas doenças do coração que contaminam a sociedade.”
Nesse contexto, o Papa fez um convite para que cada um dos fiéis perguntassem a si mesmo:
"Creio ter recebido de Deus o dom de um perdão imenso? Sinto a alegria de saber que Ele está sempre pronto para me perdoar quando eu caio, mesmo quando os outros não o fazem, mesmo quando nem eu mesmo consigo me perdoar? Ele perdoa: creio que Ele perdoa? E depois: sei, por minha vez, perdoar quem me fez mal?"
Francisco ainda sugeriu que "cada um de nós pense numa pessoa que nos feriu, e peçamos ao Senhor a força para perdoá-la. E vamos perdoá-la por amor ao Senhor. Queridos irmãos e irmãs, isso nos fará bem, nos restituirá a paz no coração".
"Que Maria, Mãe da Misericórdia, nos ajude a acolher a graça de Deus e a perdoar-nos uns aos outros", concluiu.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.