Santo Padre

Conheça as atividades da viagem do Papa a países asiáticos

Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura receberão o Pontífice em Viagem Apostólica

Escrito por Redação A12

12 ABR 2024 - 08H26 (Atualizada em 17 AGO 2024 - 10H02)

Reprodução/ Vatican Media

O Papa Francisco realizará uma Viagem Apostólica à Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, de 2 a 13 de setembro.

Foi divulgado então o programa do que o Santo Padre fará em cada local, nesta que é considerada a maior jornada no seu pontificado. O Papa partirá no dia 2 de setembro do Aeroporto Internacional de Roma. Em todos os países, ele fará questão de se encontrar com membros da Companhia de Jesus, da qual faz parte.

Em Jacarta, capital da Indonésia, de 3 a 6 de setembro, o Papa se encontrará com autoridades e o presidente Joko Widodo, com o clero e catequistas, além do encontro inter-religioso em uma Mesquita no dia 5, com seu discurso e celebração de missa no Estádio “Gelora Bung Karno”.

Encontro com autoridades, entre eles o governador-geral, Theo Dadae, estão na agenda do Papa em Port Moresby e Vanimo, capital e cidade de Papua-Nova Guiné, de 6 a 9 de setembro. Por lá, serão realizadas a oração do Angelus e missa no Estádio “Sir John Guise”, além de discursos e encontros com os jovens. 

Depois, o Santo Padre partirá para Díli, capital do Timor-Leste, de 9 a 11 de setembro. Após encontrar com autoridades e o presidente, José Ramos-Horta, conhecerá crianças com deficiência de uma escola e celebrará santa missa na esplanada de Taci Tolu.

Para encerrar, em Singapura, de 11 a 13 de setembro, Papa visitará o presidente Tharman Shanmugaratnam, celebrará missa no Estádio Nacional de Singapura, no “Singapore Sports Hub”, fará visita a um grupo de idosos e doentes e um encontro inter-religioso com os jovens. No fim da manhã, será feita uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Singapura “Changi” para chegar ao Aeroporto Internacional de Roma no começo da noite.

Papua-Nova Guiné

Há uma necessidade crescente de um despertar e uma nova evangelização na Igreja católica em Papua-Nova Guiné e no mundo. Em 1976 havia 619.814 católicos em Papua-Nova Guiné, numa população total de 2.078.560, com uma porcentagem de 29,8%. O censo é feito no país a cada 10 anos e, para 2021, os especialistas dão uma projeção percentual de 25,7% com uma diminuição de 4,1% da população católica no país.

Timor-Leste

A República Democrática de Timor-Leste, em que o idioma oficial é português. É um país católico tanto segundo sua história quanto segundo a observação da realidade atual. Com uma população de 1.318,445 pessoas em 2020, das quais 96,9% são católicos. O restante compreende um pequeno grupo de muçulmanos e protestantes.

Singapura

A presença católica em Singapura veio por meio da colonização portuguesa. Em 2020, a população de Singapura é de 5,7 milhões, das quais 383 mil são católicas (9% da população).

:: Papa Francisco destaca urgência em promover inclusão e combater a cultura do descarte

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...