O Papa Leão XIV abordou, em discurso com especialistas, no Vaticano, a importância de acompanhar os avanços da inteligência artificial para promover uma “educação digital ética”. O evento, realizado entre os dias 12 e 13 de novembro, teve o intuito de garantir que as crianças convivam com a tecnologia de forma saudável e segura, assegurando um uso positivo da ferramenta.
A inteligência artificial é uma ferramenta que já é uma realidade em nossas vidas. Está presente nos celulares, vídeos, redes sociais e constantemente vemos conteúdos produzidos por ela, muitas vezes sem mesmo perceber.
É comum que vídeos produzidos por inteligência artificial sejam muito reproduzidos nas redes sociais, especialmente aqueles que apresentam cenários, pessoas, animais de estimação e até mesmo com assuntos relacionados à política.
Muitos deles são criados por plataformas especializadas em gerar este tipo de conteúdo, para trazer situações que não existem na vida real, seja para entreter o espectador, ou, até mesmo, com a finalidade de passar notícias falsas, também conhecidas como "Fake News". E, com o avanço rápido dessa tecnologia, fica cada vez mais difícil distinguir o que é real e o que é ficção nas redes sociais.
É fundamental que os pais e os educadores estejam conscientes dessas dinâmicas e que sejam desenvolvidas ferramentas para monitorar e controlar a interação dos menores com os dispositivos tecnológicos.
A inteligência artificial também é responsável por nortear o conteúdo que será entregue a quem está assistindo; pode acontecer de conteúdos impróprios para crianças aparecerem sem querer. Por isso, é importante estar atento às plataformas que as crianças estão utilizando e observar as configurações para estarem adequadas ao público infantil.
“É necessário um trabalho educativo, cotidiano e constante, conduzido por adultos que, por sua vez, sejam formados e sustentados por redes de aliança educativa, em um processo de conhecimento dos riscos que o uso da inteligência artificial e o acesso precoce, sem limites e sem verificações, podem acarretar na vida relacional dos menores e em seu desenvolvimento”, afirmou o Papa.
Durante o evento, foi apresentado ao Papa Leão XIV o manifesto “Novo pacto humano para a era digital”, que aborda e defende o direito das crianças a crescerem em segurança e sugere seis eixos de ação, entre eles a proteção contra abusos on-line, a educação digital e o uso ético da tecnologia, empoderamento digital, a promoção de uma tecnologia ética e transparente, a governança global responsável, a pesquisa para o bem comum e a solidariedade inter-religiosa e intergeracional.
“Somente participando da descoberta dos riscos e de suas consequências na vida pessoal e social, os menores poderão ser apoiados em sua relação com o mundo digital como um fortalecimento de sua capacidade de escolha, de modo responsável, em relação a si mesmos e aos outros", afirmou o Santo Padre.
O Pontífice concluiu o evento reforçando que o avanço tecnológico tem sentido quando permanece a serviço da dignidade humana.
“É um importante exercício de salvaguarda da originalidade e do relacionamento humano, que, para sê-lo verdadeiramente, deve ser orientado para condições que garantam o respeito à dignidade como valor primário. Somente através de uma abordagem educativa, ética e responsável podemos assegurar que a inteligência artificial seja uma aliada no crescimento e no desenvolvimento dos menores, e não uma ameaça", explicou Leão XIV.
add Acompanhe as principais notícias do Santo Padre em a12/santopadre
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.