A eleição de um novo Papa é sempre um marco na história da Igreja. O escolhido para suceder São Pedro neste momento é Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, 69 anos, estadunidense.
Com uma trajetória marcada por simplicidade, compromisso pastoral e dedicação missionária, o novo Pontífice trilhou seu caminho na Igreja com fidelidade ao Evangelho e serviço ao povo de Deus.
📍 Origem: Natural de Chicago, Estados Unidos, nasceu em 14 de setembro de 1955, em uma família de raízes francesas, italianas e espanholas. Possui também nacionalidade peruana, adquirida durante sua longa missão no país.
⛪ Vida religiosa e ministério: Ingressou na vida sacerdotal em 1982, como membro da Ordem de Santo Agostinho. Foi ordenado bispo em 2014. Ao longo dos anos, destacou-se por seu trabalho missionário no Peru, onde atuou como formador, professor e bispo de Chiclayo, com forte atuação em comunidades periféricas e na formação do clero. Criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 2023, foi também prefeito do Dicastério para os Bispos.
🕊️ Nome Pontifício: Ao ser eleito, escolheu o nome Leão XIV, inspirado em Papa Leão XIII, conhecido por sua encíclica social “Rerum Novarum”. A escolha do nome reflete um compromisso com a justiça social e a doutrina social da Igreja.
📖 Lema Pontifício: Seu lema, “In Illo uno unum”, expressa o desejo de promover a unidade da Igreja em Cristo, conforme os ensinamentos de Santo Agostinho.
O novo Papa inicia seu ministério em um contexto desafiador para a Igreja e para o mundo, assumindo a missão de confirmar os irmãos na fé e conduzir o rebanho de Cristo com espírito de unidade, escuta e evangelização.
Unido à Igreja no mundo inteiro, o Brasil se une em oração por este novo tempo, pedindo a intercessão da Mãe e Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, para que seu pontificado seja fecundo e guiado pelo Espírito Santo.
Acompanhe a cobertura especial sobre o novo Papa!
Confira mais conteúdos sobre seu pontificado nos canais da Rede Aparecida de Comunicação.
Fonte: Vatican News
Você sabia que se arrepender também é considerado ser forte?
Livro “Da culpa ao arrependimento”, de René Dentz, investiga a coragem investida no ato de se arrepender e que age de forma transformadora na vida
Comissão Petrocchi publica relatório sobre o diaconato feminino
Relatório da Comissão Petrocchi apresenta conclusões sobre o diaconato feminino e a atuação das mulheres na vida e na missão da Igreja.
Carlo Acutis, Frassati e mais: relembre as canonizações do ano!
Portal A12 faz retrospectiva das principais notícias da Igreja no mundo em 2025. Nesta 1ª matéria, recorde a vocação dos santos canonizados pelo Papa Leão XIV
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.