Inaugurado em 2005, o Santuário Santa Filomena na cidade de Sorocaba (SP) é o primeiro templo em devoção a essa santa construído na América Latina, entrando no roteiro de peregrinação de fiéis de todo o país.
Santa Filomena, apesar de ter uma história que envolve dúvidas a respeito de sua existência, tem sua devoção crescendo a cada dia, com muitos relatos de milagres e grande número de devotos visitando o santuário.
“Uma evidência da realidade da intercessão de santa Filomena é a busca pelos sacramentos, a mudança de vida, pessoas em união irregular querendo se casar na Igreja, adultos pedindo o batismo. Então, quando percebemos que há esses elementos de conversão, de fato ali aquele santo está cumprindo o seu papel, que é ser uma seta que aponta para Cristo”, disse o padre Wagner Ruivo, pároco da paróquia São José, da qual o Santuário de Santa Filomena faz parte.
Santuário de Santa Filomena em Sorocaba
Apesar de ser uma mártir do século III, a devoção a Santa Filomena permaneceu ofuscada por muito tempo. Somente em 1802 foram descobertas relíquias dela em escavações das catacumbas de Priscila, em Roma, na Itália.
Entre as descobertas estavam os ossos de uma menina de 13 anos, uma ampola que se pensava que fosse o sangue dela e três lápides na qual estava escrito em latim “A paz esteja contigo, Filomena”.
As relíquias foram levadas ao Vaticano e posteriormente transferidas para a igreja de Nossa Senhora das Graças, em Mugnano del Cardinale, Itália. Essa igreja se transformou no primeiro modelo de santuário de Santa Filomena, inspirando os demais que surgiram ao longo dos anos.
Depois da descoberta das relíquias, sua história veio à tona somente em 1833, pelas revelações privadas da própria santa à irmã Maria Luiza de Jesus, fundadora da Ordem Religiosa das Irmãs da Imaculada e de Santa Filomena. Irmã Maria Luiza está em processo de beatificação.
Segundo o relato, Filomena era filha de reis da Grécia. Eles tinham o desejo de ter filhos e ofereciam sacrifícios a deuses pagãos pedindo por um herdeiro.
Até que alguém falou a eles sobre a fé cristã, e os pais se converteram ao cristianismo. Depois da conversão, o casal gerou uma menina a quem chamaram Lumena, que significa luz. No batismo, recebeu o nome de Filomena, ou seja, amiga da luz.
.:: LEIA MAIS: Você conhece o Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé?
A existência de Santa Filomena foi questionada algumas vezes. Em 1904, o arqueólogo Orazio Marcchi levantou essa dúvida alegando que a ânfora encontrada no túmulo não era sangue, mas perfume ressecado, que as lápides encontradas poderiam ser de qualquer pessoa e que o relato da vida dela eram apenas revelações privadas, sem caráter histórico.
Os argumentos foram refutados dois anos depois pelo jesuíta Giuseppe Bonavenia, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, e pelo arqueólogo J. B. Rossi, especialista em paleoarqueologia cristã no livro Controversia sul Celeberrimo Epitaffio di Santa Filomena, V. e M.
Ao longo da história, notórios papas foram devotos e defensores da fé em Santa Filomena. Gregório XVI, que autorizou o culto a ela, era grande devoto.
Pio IX também foi outro divulgador da devoção à santa. Quando ele era arcebispo, teve uma grave doença que o fez perder a visão. Ele pediu então a intercessão de Santa Filomena e foi curado milagrosamente, recuperando a visão. Quando se tornou papa, fazia questão de propagar publicamente a devoção à Santa.
A celebração à Santa Filomena varia bastante ao redor do mundo. No Santuário de Sorocaba, a devoção é comemorada em 10 de agosto, dia do martírio, contando com duas missas solenes. Ao final das duas missas, as pessoas são ungidas com o óleo, um sacramental de Santa Filomena.
“Além disso, nosso santuário também celebra o dia 10 de janeiro, em que se comemora o nascimento da santa”, explica padre Wagner Ruivo.
Antes da celebração de 10 de agosto, o Santuário viveu uma trezena. Segundo o sacerdote responsável pelo templo, “a trezena é algo que, com o passar dos anos, fomos entendendo que seria mais produtivo e pedagógico, pelo fato dela ter morrido aos treze anos”.
“Cada dia da trezena honra cada ano dela na terra. Recebemos inclusive vários padres de fora para rezar conosco. Muitos deles vêm de ônibus em peregrinação com seu povo e é interessante porque nós não pedimos nem divulgamos, acontece naturalmente”, completa Padre Wagner.
Confira mais sobre o santuário: santuariosantafilomena.com.br
.:: LEIA MAIS: Conheça o Santuário da Sagrada Face, em Roseira (SP)
Fonte: acidigital.com
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.