Faltando pouco mais de um mês para o tradicional Círio, o projeto do Novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi apresentado nesta terça-feira (3) em Belém, capital paraense.
Leia MaisBasílica de Nazaré em Belém (PA) entrega capelas restauradas O plano é que no complexo religioso uma grande estrutura seja integrada ao Centro Arquitetônico de Nazaré, à Basílica Santuário e outros espaços relacionados. A iniciativa irá melhorar o acesso dos fiéis, assim, garantindo mais segurança e conforto, ao mesmo tempo, estimulando o turismo religioso e cultural, como também a movimentação econômica, durante todo o ano, e não somente durante as festividades da Rainha da Amazônia.

Conforme a Diretoria da Festa de Nazaré, as obras irão ter início entre o fim deste ano e o início de 2025 e durar cerca de dois anos.
“Vivemos um momento único, de prosperidade, e acho que a construção do Santuário vem para se somar a esse conjunto. O ponto alto do ano aqui é o Círio, então a gente vê isso também como estratégia de investimento do estado para fortalecer o turismo religioso como uma atividade constante. Vamos em breve ter o maior evento do planeta de discussão sobre o meio ambiente, a COP30, com gente do mundo todo, e esse projeto vem ao encontro desse fortalecimento", destacou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

Serão 10 mil metros quadrados de área construída, incluindo estacionamento no subsolo, o térreo do Santuário terá capacidade para 2600 fiéis, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas de padres, lanchonete e recepção; um mezanino com nave para 1700 lugares; um pavimento com dois novos museus; outro pavimento com centro administrativo; e mais um pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de outros espaços.

"Nossa grande necessidade hoje é de ter mais lugares. A gente sabe que muitos deixam de ir à Basílica, com capacidade para 800 pessoas, principalmente nas épocas festivas, porque não consegue mais acolher com conforto, com lugares sentados. É normal que as pessoas fiquem de pé nas celebrações, inclusive idosos.
Vamos ampliar também toda a nossa parte de acolhida, visto que a Casa de Plácido também está pequena para os romeiros. É muito importante essa parceria com o Governo do Estado, porque se fôssemos trabalhar somente com doações do povo, dos fiéis, construiríamos em cinco, dez anos, e esse ainda seria um prazo fantástico.
Tenho certeza que esses investimentos vão ter grande significado também na economia que se movimenta pelo turismo religioso", finalizou o atual diretor da Festa de Nazaré, Antônio Salame.
Portal A12 mostra a devoção ao Círio de Nazaré
Fonte: Fundação Nazaré de Comunicação
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.