A peregrinação aos santuários e basílicas é parte primordial para a prática da fé do povo de Deus. O peregrino vive a experiência de um mistério que o supera, não só da transcendência de Deus, mas também da Igreja, que transcende sua família e seu bairro.
“Nos santuários, muitos peregrinos tomam decisões que marcam suas vidas. As paredes dos santuários contêm muitas histórias de conversão, de perdão e de dons recebidos que milhões poderiam contar” (Documento de Aparecida, parágrafo 260).
Dada essa importância dos santuários e da peregrinação até eles, o A12 dá sequência à série de reportagens “Em Teu Santuário”, que traz as histórias, curiosidades e a importância desses locais históricos para a fé católica.
No terceiro episódio, visitamos o Santuário da Sagrada Face, no município de Roseira (SP), no Vale do Paraíba, localizado a apenas 12 Km de Aparecida. O visitante que vem pela Rodovia Presidente Dutra, no sentido SP-Rio, deve pegar a saída 81. Seguir por dois quilômetros pela estrada vicinal Antônio Fazzeri e logo chegará à entrada do mosteiro onde está localizado o Santuário da Sagrada Face.
.:: ASSISTA TAMBÉM: Você conhece o santuário onde a padroeira é uma Santa Cabeça?
O local foi construído em 1970, pelo Padre Januário Baleeiro, que também é o fundador da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, que administram o local.
Pintura da Sagrada Face de Cristo, feita pelo Padre Januário Baleeiro, em 1959
"Em 1959, a comunidade estava se preparando para o teatro da Semana Santa, em Lagoa Santa (MG), e a moça que ia fazer o papel de Verônica não tinha uma estampa com o rosto de Jesus. Então, ela pediu ao Padre Januário que providenciasse. Ele, que não era artista, com um pedaço de tecido, um pedaço de carvão e um pouco de tinta, esboçou uma figura para ajudar, e misteriosamente, no verso do tecido, apareceu uma imagem bem mais perfeita, que ninguém soube explicar como ela surgiu ali. Disso os irmãos começaram a espalhar a devoção pela Sagrada Face e depois por onde eles passavam, levavam esse quadro da pintura e muitas pessoas se sentiam tocadas e se tornaram devotas da Sagrada Face nesses 70 anos da congregação", explicou o Pe. Diogo Gouveia da Silva, OCS, Reitor do Santuário.
Recebendo visitantes de diversas partes do Brasil e até do exterior, o Santuário da Sagrada Face está aberto ao público e também tem programação de missas ao longo de toda a semana. Situado na Rota da Fé, o local é um refúgio de paz, silêncio e contemplação para quem busca um encontro com Deus.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.