Existem duas obras que comentam e explicam a metodologia usada por Santo Afonso Maria de Ligório e os objetivos que buscava ao escrever suas obras de cunho espiritual. A primeira obra — La vie spirituelle, ascétique et mystique, juin — foi escrita em 1927, mas mantém uma grande atualidade ao comentar as marcas particulares e as características das obras de santo Afonso:
As obras espirituais compostas por Santo Afonso Maria de Ligório compõem um sistema completo de doutrina e de métodos de vida de perfeição. Elas têm uma marca particular e uma característica especial.
A principal característica da espiritualidade de Santo Afonso consiste em ser dotada de uma profunda penetração no pensamento das verdades eternas, com a predominância do elemento ascético sobre o elemento místico e subordinação das diferentes partes à grande “lei do amor”.
Este amor, segundo o santo Doutor da Igreja, manifesta-se na doação total da pessoa a Deus; manifesta-se ainda pela conformidade da vontade humana à vontade divina; tendo como principais motivações o cultivo da meditação, a oração, a devoção à Virgem Maria, a luta contra a tibieza e tentações, a fuga das oportunidades de pecado e a preocupação com a perseverança. (La vie spirituelle, ascétique et mystique, juin 1927, p. 139)
A segunda obra — O Espírito de Santo Afonso M. de Ligório — foi escrita por um redentorista napolitano, falando da preocupação de santo Afonso em instruir os sábios e entendidos e catequizar os pequeninos:
Padre Celestino Berruti, Superior Geral dos redentoristas napolitanos quando a Congregação Redentorista estava dividida em dois ramos, em sua obra “O Espírito de Santo Afonso”, observa que Santo Afonso tinha a preocupação de escrever para os sábios e eruditos, mas também para os ignorantes.
Os eruditos gostam, sem dúvida, de ter textos latinos, porque podem fazer suas reflexões sobre eles, usando-os em sua forma de se expressar, para comunicar aos outros as verdades da fé e os fundamentos da moral cristã e religiosa. Mas, por sua vez, o ignorante não sofre nenhum prejuízo, encontrando as referidas citações feitas nas obras de Afonso explicadas ou parafraseadas pelo próprio autor.
Pode se acrescentar ainda que Afonso se propôs a se tornar útil a todos, não produzindo grandes volumes, mas obras facilmente acessíveis. Por isso, com seus escritos ele formou um tecido simples e engenhoso, ligado à ordem e à variedade, à clareza e à força: além disso, deles deduz seus raciocínios, suas reflexões, seus afetos, suas orações e, muitas vezes, aqueles impulsos que são absolutamente próprios de seu coração apaixonado pela virtude e ao mesmo tempo amargo inimigo do vício.
Por esse método em seus escritos, nosso santo fundador evitou a monotonia de um longo discurso e, ao mesmo tempo, beneficiou admiravelmente todas as classes de pessoas. Portanto, direi a qualquer um: Prove e veja: spiritus et vita sunt. (O Espírito de Santo Afonso M. de Ligório, 3ª ed., Prato, 1896, p.237).
Desta maneira podemos perceber que, mesmo passados tantos anos, as obras de Santo Afonso mantém sua eficácia e importância aos que querem colocar-se desde cedo no caminho da santidade e da perfeição.
Fonte: Instituto Histórico Redentorista
Missionários Redentoristas unidos na missão acadêmica
Missionário Redentorista da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., assume a direção do Collegio Maggiore Sant’Alfonso em Roma
Imaculada Conceição: Padroeira da Congregação Redentorista
A devoção mariana da Imaculada Conceição: o modelo de santidade que inspira os Missionários Redentoristas a levar a Boa Nova a todos. Clique e confira!
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R. destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.