Em Curvelo (MG), portal do sertão e do cerrado mineiro, encontra-se a Basílica de São Geraldo, reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo dedicada exclusivamente a São Geraldo, o padroeiro das mamães e de seus bebês. A sua construção iniciou-se em 22 de março de 1912 e terminou em março de 1918. É uma Basílica de rara beleza e de inestimável valor artístico, com pinturas que evocam fatos da vida do nosso querido São Geraldo, obra dos italianos Victorio Giulio e Gino Gorretti, primos de Santa Maria Goretti. Leia MaisComo São Geraldo Majella amava a Virgem MariaO dia em que Santo Afonso proibiu São Geraldo de comungar
No decorrer desses 105 anos, aos cuidados de zelosos padres e irmãos redentoristas, com a colaboração do povo de Curvelo e dos romeiros, o Santuário Basílica firmou-se como centro de evangelização e espaço que favorece um encontro profundo com Deus e com os irmãos.
Recebeu reformas, ampliações e, internamente, foi toda restaurada. É como se diz:
“Ninguém deixa o Santuário, é uma constante, sem momentos de reflexão e oração mais aprofundada, sem levar consigo para casa um certo sentimento de encontro ou reencontro com Deus, ou uma mensagem de fé e espiritualidade”.
A cidade de Curvelo, conhecida como a “terra de São Geraldo” no Brasil, tornou-se patrimônio cultural e religioso de Minas Gerais. Todos os anos, milhares de romeiros dirigem-se para esta terra abençoada, para visitar seu santo de devoção. O saudoso Pe. Celso, professor, historiador e poeta, afirmou: “Se Curvelo se apraz do apelido de princesa gentil do sertão, mais se orgulha por ter acolhido São Geraldo em seu coração”.
A Basílica de São Geraldo consolidou-se como um espaço privilegiado de evangelização. Procura, de forma sempre criativa, acolher bem os romeiros e os devotos para que possam fazer uma experiência profunda de fé, através da escuta a Palavra de Deus proclamada, da celebração dos Sacramentos, em particular da Eucaristia e da Reconciliação. Ao chegar à Basílica, o fiel sempre encontrará um missionário redentorista disponível para lhe acolher e ajudar.
É referência, também, para a cidade de Curvelo e para toda a região. Além da atividade pastoral e missionária, como, por exemplo, Celebrações Eucarísticas, atendimento das confissões, direção e formação espiritual, novenas e assistência às famílias mais necessitadas, há duas grandes festas em honra a São Geraldo, que atraem milhares de romeiros vindos das diversas partes do Brasil. São elas a Oitava e a Festa Litúrgica.
Oitava de São Geraldo
A primeira Oitava de São Geraldo aconteceu em 1917, realizada em outubro, por ocasião da festa de São Geraldo. A partir de 1953, inicia-se no último sábado de agosto, encerrando-se no primeiro domingo de setembro.
Cada ano escolhe-se uma temática especial. Durante a Oitava, reza-se o terço às 6h30 e são celebradas missas na Basílica, 7h, às 12h e às 15h. A missa solene é sempre na Praça da Basílica.
Há celebrações comunitárias do Sacramento da Penitência e o atendimento de confissões individuais de manhã, à tarde e à noite.
Os doentes acamados ou impossibilitados de se locomoverem, são visitados em suas residências, para confissão e comunhão.
Várias instituições e movimentos são envolvidos na Oitava, como, por exemplo: as paróquias da cidade, colégios, hospitais, associações, etc.
Após a celebração da noite, funcionam as “barraquinhas de São de Geraldo”, com comidas típicas e shows com artistas da região.
Encerra-se com a missa solene, seguida da grande procissão com a Imagem de São Geraldo. Muitos devotos se “vestem de São Geraldo”, em agradecimento por graças alcançadas. Calcula-se que aproximadamente 30 mil pessoas participam deste momento.
Festa Litúrgica de São Geraldo
Em outubro, realizam-se o tríduo e a festa de São Geraldo, no domingo mais próximo do dia 16, dia de São Geraldo Majela. A programação é praticamente a mesma da Oitava, mudando apenas na duração dos dias. Conta, também, com a presença de romeiros, porém, desta vez, a participação mais expressiva é dos curvelanos e dos devotos das cidades vizinhas.
Além desses grandes eventos de fé, os devotos honram São Geraldo nas pequenas romarias dos domingos ao longo do ano, bem como nas visitas durante a semana. Percebe-se, no dia a dia da Basílica, uma dinâmica missionária.
.:: Conheça e reze as orações de São Geraldo pelas mães e gestantes
Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Informativo da Província"
Santuário da Lapa celebra setenário de Nossa Senhora da Soledade
Festa da co-padroeira da “Igreja de Pedra e Luz” conta com a presença de padres convidados para as pregações. Confira a programação!
8 momentos da presença redentorista na Rede Aparecida de Comunicação
Rede celebra o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 19 anos da TV Aparecida, e de 14 anos do Portal A12. Confira a lista!
5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação
Conheça as histórias de Rute, Samuel, João Batista, Paulo e Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.