Notícias

Basílica de São Geraldo: Centro de irradiação do Evangelho no sertão mineiro

Ao chegar ao Santuário, o fiel sempre encontrará um missionário redentorista disponível para lhe acolher e ajudar

Escrito por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

27 JAN 2024 - 06H00

João Éder/ TV Aparecida

Em Curvelo (MG), portal do sertão e do cerrado mineiro, encontra-se a Basílica de São Geraldo, reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo dedicada exclusivamente a São Geraldo, o padroeiro das mamães e de seus bebês. A sua construção iniciou-se em 22 de março de 1912 e terminou em março de 1918. É uma Basílica de rara beleza e de inestimável valor artístico, com pinturas que evocam fatos da vida do nosso querido São Geraldo, obra dos italianos Victorio Giulio e Gino Gorretti, primos de Santa Maria Goretti. Leia MaisComo São Geraldo Majella amava a Virgem MariaO dia em que Santo Afonso proibiu São Geraldo de comungar

No decorrer desses 105 anos, aos cuidados de zelosos padres e irmãos redentoristas, com a colaboração do povo de Curvelo e dos romeiros, o Santuário Basílica firmou-se como centro de evangelização e espaço que favorece um encontro profundo com Deus e com os irmãos.

Recebeu reformas, ampliações e, internamente, foi toda restaurada. É como se diz:

“Ninguém deixa o Santuário, é uma constante, sem momentos de reflexão e oração mais aprofundada, sem levar consigo para casa um certo sentimento de encontro ou reencontro com Deus, ou uma mensagem de fé e espiritualidade”.

A cidade de Curvelo, conhecida como a “terra de São Geraldo” no Brasil, tornou-se patrimônio cultural e religioso de Minas Gerais. Todos os anos, milhares de romeiros dirigem-se para esta terra abençoada, para visitar seu santo de devoção. O saudoso Pe. Celso, professor, historiador e poeta, afirmou: “Se Curvelo se apraz do apelido de princesa gentil do sertão, mais se orgulha por ter acolhido São Geraldo em seu coração”.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Interior da Basílica de São Geraldo


A Basílica de São Geraldo consolidou-se como um espaço privilegiado de evangelização. Procura, de forma sempre criativa, acolher bem os romeiros e os devotos para que possam fazer uma experiência profunda de fé, através da escuta a Palavra de Deus proclamada, da celebração dos Sacramentos, em particular da Eucaristia e da Reconciliação. Ao chegar à Basílica, o fiel sempre encontrará um missionário redentorista disponível para lhe acolher e ajudar.

É referência, também, para a cidade de Curvelo e para toda a região. Além da atividade pastoral e missionária, como, por exemplo, Celebrações Eucarísticas, atendimento das confissões, direção e formação espiritual, novenas e assistência às famílias mais necessitadas, há duas grandes festas em honra a São Geraldo, que atraem milhares de romeiros vindos das diversas partes do Brasil. São elas a Oitava e a Festa Litúrgica.

Oitava de São Geraldo

A primeira Oitava de São Geraldo aconteceu em 1917, realizada em outubro, por ocasião da festa de São Geraldo. A partir de 1953, inicia-se no último sábado de agosto, encerrando-se no primeiro domingo de setembro.

Cada ano escolhe-se uma temática especial. Durante a Oitava, reza-se o terço às 6h30 e são celebradas missas na Basílica, 7h, às 12h e às 15h. A missa solene é sempre na Praça da Basílica.

Há celebrações comunitárias do Sacramento da Penitência e o atendimento de confissões individuais de manhã, à tarde e à noite.

Os doentes acamados ou impossibilitados de se locomoverem, são visitados em suas residências, para confissão e comunhão.

Várias instituições e movimentos são envolvidos na Oitava, como, por exemplo: as paróquias da cidade, colégios, hospitais, associações, etc.

Após a celebração da noite, funcionam as “barraquinhas de São de Geraldo”, com comidas típicas e shows com artistas da região.

Encerra-se com a missa solene, seguida da grande procissão com a Imagem de São Geraldo. Muitos devotos se “vestem de São Geraldo”, em agradecimento por graças alcançadas. Calcula-se que aproximadamente 30 mil pessoas participam deste momento.

João Éder/ TV Aparecida
João Éder/ TV Aparecida
Em outubro, realizam-se o tríduo e a festa de São Geraldo no domingo mais próximo do dia 16, dia de São Geraldo Majela.


Festa Litúrgica de São Geraldo

Em outubro, realizam-se o tríduo e a festa de São Geraldo, no domingo mais próximo do dia 16, dia de São Geraldo Majela. A programação é praticamente a mesma da Oitava, mudando apenas na duração dos dias. Conta, também, com a presença de romeiros, porém, desta vez, a participação mais expressiva é dos curvelanos e dos devotos das cidades vizinhas.

Além desses grandes eventos de fé, os devotos honram São Geraldo nas pequenas romarias dos domingos ao longo do ano, bem como nas visitas durante a semana. Percebe-se, no dia a dia da Basílica, uma dinâmica missionária.

.:: Conheça e reze as orações de São Geraldo pelas mães e gestantes

Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Informativo da Província"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...