Notícias

Bom Jesus da Lapa celebra a Transfiguração do Senhor

Esplanada do Santuário de Pedra e Luz recebeu milhares de fiéis na Missa Solene, presidida por Dom Rubival Cabral Britto, bispo de Bom Jesus da Lapa (BA)

Escrito por Mário Pereira

06 AGO 2025 - 11H14 (Atualizada em 06 AGO 2025 - 13H38)

Gustavo Cabral/ A12

O Santuário do Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, celebrou, nesta quarta-feira (6), a Festa da Transfiguração do Senhor no alto do Monte Tabor. Milhares de fiéis lotaram a esplanada da Igreja de Pedra e de Luz para a Missa Solene, que recorda a Manifestação de Deus aos pés do Morro do Bom Jesus.

A solenidade foi presidida por Dom Rubival Cabral Britto, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), e contou com a participação dos missionários redentoristas — responsáveis pela administração do Santuário — religiosas e religiosos de diferentes congregações, além de autoridades municipais, estaduais e federais.

Gustavo Cabral/ A12 Gustavo Cabral/ A12 Imagem do Senhor Bom Jesus no andor e, ao fundo, a torre do Santuário

Em sua homilia, o bispo recordou o tema da Romaria do Bom Jesus da Lapa de 2025: “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”, e lembrou que “A esperança não decepciona” para falar sobre as vocações:

“O amor de Deus foi derramado em nossos corações. Toda vocação nasce do amor gratuito de Deus e se sustenta na esperança ativa e não se esqueça, querido romeiro: o Bom Jesus te chama”.

Lembrando a Leitura do Evangelho Segundo Lucas, Dom Rubival lembrou a Festa litúrgica da Transfiguração do Senhor no alto do Monte tabor, na presença dos apóstolos Pedro, Tiago e João:

“O Bom Jesus quer nos transfigurar para que possamos transfigurar essa realidade na qual estamos inseridos, quer nos transfigurar para que tenhamos uma nova relação com tudo o que é criado, com a casa comum tão agredida, tão ameaçada. A transfiguração do Bom Jesus toca tudo: toca as nossas vísceras, o nosso sangue, o nosso existir e as nossas relações”.

Após a celebração, foi realizado, pela primeira vez, o translado da Imagem do Senhor Bom Jesus, saindo do Santuário, em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Gustavo Cabral/ A12 Gustavo Cabral/ A12 Pela primeira vez foi realizado o translado da Imagem do Bom Jesus até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo


Procissão e encerramento

A partir das 17h, a Imagem do Bom Jesus retorna para o Santuário, na tradicional procissão, que reúne milhares de fiéis ao redor do andor pelas ruas da região central de Bom Jesus da Lapa.

Às 18h, na esplanada do Santuário, terá início a celebração de encerramento, com transmissão da Rede Aparecida de Comunicação, pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e pelo YouTube do Portal A12 e dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...