O Santuário do Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, celebrou, nesta quarta-feira (6), a Festa da Transfiguração do Senhor no alto do Monte Tabor. Milhares de fiéis lotaram a esplanada da Igreja de Pedra e de Luz para a Missa Solene, que recorda a Manifestação de Deus aos pés do Morro do Bom Jesus.
A solenidade foi presidida por Dom Rubival Cabral Britto, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), e contou com a participação dos missionários redentoristas — responsáveis pela administração do Santuário — religiosas e religiosos de diferentes congregações, além de autoridades municipais, estaduais e federais.
Imagem do Senhor Bom Jesus no andor e, ao fundo, a torre do Santuário
Em sua homilia, o bispo recordou o tema da Romaria do Bom Jesus da Lapa de 2025: “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”, e lembrou que “A esperança não decepciona” para falar sobre as vocações:
“O amor de Deus foi derramado em nossos corações. Toda vocação nasce do amor gratuito de Deus e se sustenta na esperança ativa e não se esqueça, querido romeiro: o Bom Jesus te chama”.
Lembrando a Leitura do Evangelho Segundo Lucas, Dom Rubival lembrou a Festa litúrgica da Transfiguração do Senhor no alto do Monte tabor, na presença dos apóstolos Pedro, Tiago e João:
“O Bom Jesus quer nos transfigurar para que possamos transfigurar essa realidade na qual estamos inseridos, quer nos transfigurar para que tenhamos uma nova relação com tudo o que é criado, com a casa comum tão agredida, tão ameaçada. A transfiguração do Bom Jesus toca tudo: toca as nossas vísceras, o nosso sangue, o nosso existir e as nossas relações”.
Após a celebração, foi realizado, pela primeira vez, o translado da Imagem do Senhor Bom Jesus, saindo do Santuário, em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
Pela primeira vez foi realizado o translado da Imagem do Bom Jesus até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Procissão e encerramento
A partir das 17h, a Imagem do Bom Jesus retorna para o Santuário, na tradicional procissão, que reúne milhares de fiéis ao redor do andor pelas ruas da região central de Bom Jesus da Lapa.
Às 18h, na esplanada do Santuário, terá início a celebração de encerramento, com transmissão da Rede Aparecida de Comunicação, pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e pelo YouTube do Portal A12 e dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.
Santo Afonso de Ligório e a recitação do Santo Rosário
À luz de Santo Afonso, é possível notar como o caminho de oração perseverante e espiritualidade mariana fortalece a missão redentorista. Clique e confira!
Uneser celebra a vida durante encontro em Aparecida (SP)
Confraternização, oração e fraternidade marcaram os dias de convivência do grupo Uneser, que celebrou amizades construídas ao longo de décadas. Confira!
Redentoristas lançam Centro de Assistência aos Migrantes no México
Projeto da Conferência Redentorista da América do Norte cria redes de acolhimento e serviços para migrantes em mobilidade na fronteira do México. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.