Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 15 MAI 2020 - 12H12

Conheça o redentorista que foi diretor espiritual de um santo papa

O papel do diretor espiritual é muito importante na vida de qualquer cristão católico. Embora não seja tão comum que os leigos tenham alguém para ajudar a amadurecer seriamente na vida cristã, na vida religiosa e sacerdotal é fundamental.

Na Congregação Redentorista, o padre Francesco Pitocchi ganhou destaque em todo o mundo ao se tornar o diretor espiritual de um santo papa.

Reprodução.
Reprodução.
Angelo Roncalli, um jovem sacerdote, e o redentorista Francesco Pitocchi.


O padre Francesco cumpriu a missão de diretor espiritual de muitos padres da Cúria Romana no início do século XX. Um desses foi o jovem seminarista Angelo Roncalli, que anos mais tarde se tornaria o Papa João XXIII. 

São João XXIII foi o grande responsável pela convocação do Concílio Vaticano II que mudou a história da Igreja recente. Além desse fato, João XXIII ficou conhecido como o “Papa Bom” por seu jeito simples e bondoso. Mesmo sendo um papa de transição, conseguiu deixar um profundo legado que marca a Igreja até hoje. 

Padre Francesco e João XXIII

O missionário redentorista padre Francesco Pitocchi, um italiano, conheceu o então, Angelo Giuseppe Roncalli, quando ele ainda era um seminarista de 20 anos.

Anos mais tarde, já como o papa João XXIII, ele disse que o redentorista foi o tipo de orientador que procurava para sua vida.

“Finalmente encontrara o que há tanto tempo desejava e que, mais tarde, perto ou longe dele, eu deveria manter proximidade. Um conselheiro seguro e digno de confiança, o mais amável e mais fiel dos amigos e, acima de tudo, um pai. Um pai verdadeiro, cujas palavras sábias e persuasivas eram de molde a formar e nutrir Jesus Cristo em minha alma, e assim treiná-lo para a maturidade na vida cristã e sacerdotal”.

Leia MaisPapa João XXIII e Papa Francisco: Atuantes na luta por uma nova ordem mundialOs grandes papas do Vaticano II: São João XXIIIJoão XXIII entre duas guerras: o mediador da pazJoão XXIII e o Concílio Vaticano II

São João XXIII também lembrava como era grande a dedicação do sacerdote com todos os demais seminaristas.

“Ele se importava com a alma de cada um de nós, como se o Senhor o tivesse mandado para lá; tal foi o interesse que ele mostrou em nossas fraquezas e em nossos esforços insignificantes para superá-las, o que ele apoiou com gentileza paterna”.

Em uma homenagem escrita em 1922, na morte do padre Francesco Pitocchi, Roncalli afirmou que a “Providência enviou-o para mim no momento certo”, referindo-se às mudanças que a sua época enfrentava.

O papa emérito Bento XVI, ao escrever sobre a relação do papa e do missionário redentorista recorda que, no funeral do padre Francesco, João XXIII disse que ele devia muitas coisas importantes de sua jornada espiritual e que ele foi alguém que “definiu a conduta da vida cristã como uma verdadeira ciência que deve ser estudada e depois aplicada na vida de alguém”.

O bom diretor deve ser reflexo do Bom Pastor. Esse papel o redentorista Francesco Pitocchi cumpriu bem e o maior exemplo foi sua influência na vida e no legado do santo papa João XXIII.

Reprodução.
Reprodução.
João XXIII convocou o Concílio Vaticano II mas morreu ainda durante o seu desenvolvimento.


Padre Francesco se tornou um Servo de Deus da Igreja depois que a Congregação Redentorista abriu uma causa de beatificação em seu nome. Que seu exemplo inspire bons e santos diretores espirituais!

>>>>Quer saber mais sobre o papel da direção espiritual? Padre Camilo explica em entrevista qual a diferença entre a confissão e a direção espiritual. Veja o vídeo. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...