No dia 8 de março de 2025, a Província Nossa Senhora Aparecida assumiu oficialmente uma nova missão em terras capixabas. Uma nova comunidade redentorista, constituída pelos missionários redentoristas Pe. Marcos Antônio, Ir. Marcos Vilanova e Pe. Pedro Paulo, assumiu os trabalhos na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ibatiba (ES).
A cidade, pertencente à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tem os primeiros registros a partir do final do século XIX, quando é fundada a “Vila do Rosário”. Em 1944, recebeu o nome de Ibatiba, que significa “fruta doce” ou “pomar”, e, no dia 7 de novembro de 1981, alcançou a emancipação.
Ibatiba é uma cidade que tem sua economia firmada, especialmente, no trabalho agrícola, com o cultivo do café. Se encontra na região conhecida como “Montanhas do Caparaó”, marcada por suas exuberantes montanhas, no sul do estado do Espírito Santo, na divisa com o estado de Minas Gerais. Uma cidade que vem se desenvolvendo rapidamente, especialmente por estar à beira da BR 262, que liga Vitória à capital mineira, Belo Horizonte.
A primeira capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, nasce a partir da doação do terreno em 1898, no entanto, não se tem a data exata de sua construção. Porém, com o crescimento da população local, a partir de 1925, encontram-se os primeiros relatos sobre reformas da antiga capela e, também, de novas construções, em vista de melhorias e da ampliação da então conhecida Capela do Rosário.
Corpo missionário irá colaborar efetivamente com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e o povo de Deus ali presente
Com a emancipação da cidade, no ano de 1985, foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, pelo então bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Peluso, tendo como primeiro Pároco o Pe. Maury Moreira, do clero local. No ano 1986, temos um marco importante na vida eclesial de Ibatiba: a chegada da Congregação das Irmãs dos Santos Anjos, que desde então vem realizando um grande e belo trabalho junto ao povo de nossa cidade, especialmente através de sua farmácia popular e presença nas comunidades.
A partir da manifestação do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, do desejo de se ter uma comunidade redentorista em sua diocese, foram feitas visitas a diferentes locais, apresentados como possibilidades para a nova missão e fundação. Após as visitas, foi definido assumir Ibatiba como o local para essa nova fundação da Congregação Redentorista.
No entanto, os redentoristas já passaram por essas terras, no ano de 1979. Os missionários redentoristas Pe. Archimedes Zulian, Pe. Figueiredo e Pe. Timóteo pregaram aqui as Santas Missões Redentoristas. Ainda hoje, muitas pessoas recordam, com alegria e entusiasmo, esse momento especial das Santas Missões. Em outras ocasiões, outros missionários redentoristas, também, por aqui passaram.
.:: Conheça a página das Santas Missões Redentoristas ::.
Atualmente, a Paróquia conta com 30 Comunidades Eclesiais de Base, sendo 21 na área rural, nove na área urbana e os cuidados da Capela do Hospital. Encontramos aqui uma Igreja muito viva, dinâmica e com o desejo de testemunhar o Evangelho de Cristo, diante dos desafios atuais, na Igreja e na sociedade.
É uma paróquia muito bem estruturada no aspecto pastoral, com leigos muito comprometidos nos mais diversos trabalhos e atividades paroquiais. Com as pastorais e movimentos sempre muito atentos e presentes nas atividades realizadas, seja nas comunidades, assim como em âmbito paroquial. Encontramos um povo que nos acolheu muito bem, com o desejo de realizarmos aqui o anúncio alegre da Copiosa Redenção de Cristo.
Para nós, missionários redentoristas, é a oportunidade de crescermos no conhecimento de uma nova realidade e cultura, que traz suas belezas, aprendizados e desafios. Mas, também, de levarmos nossa espiritualidade e nosso carisma missionário, fundamentado na vivência de uma fé popular e sempre muito próxima ao povo de Deus.
Nesse sentido, nos inspira a vida de nosso fundador, Santo Afonso de Ligório, que se fez missionário entre os mais pobres e abandonados, não medindo esforços para que o anúncio do Evangelho chegasse ao coração e à vida de cada pessoa.
Iniciamos esse nosso trabalho aqui na Paróquia N. Sra. do Rosário, em Ibatiba, com grande entusiasmo e de coração aberto, para com o povo de Deus dar continuidade a uma longa e bela história de fé em terras capixabas. Assim, inspirados e fortalecidos pelo Espírito Santo, possamos trilhar, sobre as altas montanhas dessa região, os caminhos da fé, da doação e do serviço ao Reino de Deus.
Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Focus Provincialis"
Missionários Redentoristas unidos na missão acadêmica
Collegio Maggiore Sant’Alfonso é uma comunidade em Roma com 22 redentoristas de várias províncias, onde o estudo é visto como dimensão missionária. Saiba mais!
Imaculada Conceição: Padroeira da Congregação Redentorista
A devoção mariana da Imaculada Conceição: o modelo de santidade que inspira os Missionários Redentoristas a levar a Boa Nova a todos. Clique e confira!
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R. destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.