A vida em clausura ou a vida monástica representa um modo de ser religioso. Os mosteiros representam uma das primeiras formas de vida religiosa. Neles, os monges experimentam o que chamamos de uma vida enclausurada, ou seja, uma vida mais fechada no interior do mosteiro.
A vida monástica contribuiu muito para a evangelização ao longo dos séculos e continua contribuindo. Isso se deve à sua escola monástica. Um mosteiro era considerado um lugar onde se vivia intensamente a vida religiosa e onde se estudava com afinco as Sagradas Escrituras.
Ali também devido, em grande parte à ideia de oração e trabalho (ora et labora), os monges aprendiam metalurgia, agricultura, introduziam novas culturas e, assim, foram pioneiros na tecnologia, pois realizaram grandes descobertas científicas, além - é claro - de serem próximos dos mais pobres, que buscavam nos mosteiros alimento tanto para a vida espiritual quanto corporal.
:: Você sabia que existem as Monjas Redentoristas? Saiba mais sobre elas
Leia MaisA importância do apoio da família na vocação religiosaJovem relata sua experiência no seminário redentoristaO que são votos perpétuos?O missionário redentorista, irmão Alan Zuccherato explica que "esse fechamento dentro de um mosteiro não significa que os monges tenham uma vida triste ou de completa solidão. Pelo contrário, eles vivem em uma comunidade religiosa, onde a oração, o trabalho e o silêncio conduzem a um profundo encontro com Deus".
"É uma forma de vida consagrada onde tem comunidade, oração e alegria, mas são pessoas que se identificam mais com o silêncio e unem muito bem oração e trabalho na sua vivência comunitária, e dessa forma contribuem para a missão da Igreja", diz o missionário.
A Igreja celebra a Jornada Pro Orantibus, dedicada a todas as comunidades de clausura, no dia 21 de novembro, memória litúrgica da Apresentação de Maria ao Templo.
:: Apresentação de Nossa Senhora: o que significa essa celebração?
Quer saber mais sobre a vocação religiosa redentorista? Entre em contato com a gente!
Conheça o Centro de Assistência Social Redentorista
Em Coronel Fabriciano (MG), as atividades do CAS Redentorista promovem novas oportunidades e fortalecem a convivência de crianças, adultos e idosos
Equipe Missionária avalia missão em Poços de Caldas (MG)
Momento de espiritualidade e diálogo ajudou a identificar desafios e caminhos para o trabalho missionário nos diferentes setores da comunidade
Reitores Redentoristas do Brasil se reúnem em Aparecida
Reitores das províncias de Brasília, Curitiba e Nossa Senhora Aparecida estiveram reunidos no Convento do Santuário Nacional de Aparecida. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.