O Catecismo da Igreja Católica diz que a oração “é a vida do coração novo” e é a lembrança de Deus, ou seja, funciona como um relógio que nos desperta para a memória do coração; nosso com o de Deus.
“Devemos lembrar-nos de Deus com mais frequência do que respiramos”, dizia São Gregório Nazianzeno.
Ainda segundo o Catecismo existem três tipos de oração: vocal, meditação e contemplação.
A Vocal é a oração baseada em fórmulas litúrgicas, como a Ave-Maria, o Pai-Nosso, jaculatórias, etc. Meditação é também chamada de oração mental, que é quando nos posicionamos em pensamentos e palavras espontâneas diante de Deus. Contemplação é tão somente olhar para Cristo, como na Adoração Eucarística. É o olhar da fé fixo em Jesus.
É comum muitas pessoas dizerem que não sabem o que falar a Deus num momento de oração, sem as fórmulas. Por isso, neste texto vamos nos concentrar em falar da oração mental, a de meditação.
:: Por que buscar uma vida de oração?
Santo Afonso como mestre da oração pode nos ensinar como adquirir intimidade com Deus através da oração mental.
Leia MaisMísticos são pessoas bêbadas de DeusExperimentar o deserto na vida espiritualO “Doutor da Igreja” entendia que a oração mental era um meio eficaz de salvação por mostrar a “disposição do coração para a oração”.
Outra frase que o santo repetia insistentemente era: “quem reza se salva, quem não reza se condena”, isso para dizer que a oração abria as portas para a cura, a libertação e a restauração almejada.
O Espírito Santo é um aliado nesta caminhada de fé para Santo Afonso. Para o Espírito de Deus, ele escreveu uma oração pedindo para que lhe concedesse o dom da oração mental ou de rezar bem diante de Deus.
Se você quer crescer na meditação e na proximidade com Deus, reze com confiança a oração de Santo Afonso:
Ó Maria, minha esperança, protegei-me. Amém!
Santas Missões em Quixaba (BA) alcançam fase da perseverança
Leigos e jovens se uniram em 18 dias de intensa evangelização, realizando visitas, celebrações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Saiba mais!
São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
A preparação e a expectativa para a vinda de Cristo durante o Advento são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo Majella vivenciou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.