Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Santuários e Paróquias Redentoristas que celebram Nossa Senhora Aparecida

A devoção a Nossa Senhora Aparecida se fortalece nas comunidades redentoristas, que celebram a Padroeira com fé e acolhimento

Escrito por Natan Gomes

01 OUT 2025 - 12H24 (Atualizada em 02 OUT 2025 - 10H16)

Reprodução

A devoção a Nossa Senhora Aparecida, iniciada em 1717, com a pesca de Sua imagem milagrosa nas margens do Rio Paraíba do Sul em Aparecida (SP), deu início a uma fervorosa devoção dos brasileiros a esse título mariano.

Quando os Missionários Redentoristas chegaram ao Brasil, em 1894, para serem os guardiões da Imagem da Mãe Aparecida, também assumiram a missão de propagar a fé em Nossa Senhora pelo país.

.:: Chegada dos Missionários Redentoristas em Aparecida ::.

Desde então, a história da Imagem e dos redentoristas se entrelaçam, indo além das fronteiras da cidade onde foi encontrada.

Todos os anos, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) celebra a tradicional Novena e Festa da Padroeira, acolhendo milhares de romeiros que peregrinam de várias regiões para pedir bênçãos a Nossa Senhora Aparecida.

Durante este período, a Basílica Histórica, primeiro local que abrigou a Imagem, também recebe os que vêm expressar sua fé, agradecer graças alcançadas e renovar seus votos.

A presença e o trabalho dos Missionários Redentoristas no Santuário são fundamentais para a organização e o sucesso dessas celebrações, que reforçam a identidade católica e a ligação do povo brasileiro com a Virgem Negra, expandindo sua devoção.

A seguir, destacamos alguns Santuários e Paróquias administrados pelos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida que acolhem peregrinos durante o período da Novena e Festa da Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Mauá (SP)

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Zaíra, em Mauá, é um importante local da devoção mariana no município.

Sob a bênção da Padroeira do Brasil, a paróquia se dedica à celebração da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, mantendo viva a devoção à Nossa Senhora.

As comunidades locais se mobilizam anualmente para homenagear a Mãe Aparecida, com missas e eventos especiais que refletem a profunda fé dos paroquianos.

A atuação dos redentoristas em Mauá é focada na acolhida e na missão de levar a mensagem de Cristo a todos, integrando a evangelização com a promoção humana, um carisma marcante da Congregação do Santíssimo Redentor.


Reprodução Reprodução Nossa Senhora Aparecida sendo celebrada na Paróquia Redentorista dedicada ao título mariano da Virgem Negra


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São Paulo (SP)

A presença redentorista na paróquia garante a continuidade da evangelização e do cuidado pastoral, com um foco especial na propagação da devoção ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Anualmente, a paróquia também celebra a Festa em honra à Nossa Senhora Aparecida, onde a comunidade se mobiliza para homenagear, por meio da novena e missa solene.

A localização estratégica da paróquia, próxima ao centro de São Paulo, potencializa o papel redentorista em propagar a devoção a Nossa Senhora, alcançando muitas pessoas na metrópole.

Reprodução Reprodução Interior da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Jd. Paulistano em São Paulo

Santuário de São Geraldo Majella – Curvelo (MG)

O Santuário de São Geraldo Majella, em Curvelo, se destaca por ser o primeiro santuário no mundo dedicado a este santo Irmão Redentorista, mas sua importância se estende também à devoção a Nossa Senhora Aparecida.

As celebrações em honra a Nossa Senhora se destacam no calendário do Santuário de São Geraldo Majella.

Durante o mês de outubro, a comunidade se reúne para missas e eventos especiais que exaltam a figura da Mãe Aparecida, especialmente no dia 12 de outubro.

A Oitava de São Geraldo, por exemplo, frequentemente inclui temas que conectam a vida do santo com a devoção mariana, como a edição de 2025 que abordou "São Geraldo e a Devoção a Nossa Senhora".

Os fiéis que frequentam esse Santuário são testemunhos da dedicação e do compromisso dos redentoristas em criar um ambiente propício para a manifestação da fé, onde a devoção a São Geraldo Majella e a Nossa Senhora Aparecida se complementam e se fortalecem.

João Éder/ TV Aparecida João Éder/ TV Aparecida Basílica de São Geraldo, em Curvelo


Paróquia Nossa Senhora da Glória – Juiz de Fora (MG)

Juiz de Fora é o berço da Congregação Redentorista no Brasil e a paróquia Nossa Senhora da Glória mantém viva a tradição de evangelização e acolhimento, características marcantes da missão redentorista.

Anualmente, a Paróquia Nossa Senhora da Glória se dedica à celebração da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Durante este período, são atraídos muitos fiéis, ansiosos por homenagear a Padroeira do Brasil.

Além das festividades na Paróquia Nossa Senhora da Glória, os Missionários Redentoristas estendem sua missão em Juiz de Fora com suas obras sociais no Centro de Assistência Social (CAS) Padre Nilton Fagundes Hauck.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida no local não se restringe apenas às celebrações, mas permeia todas as ações da paróquia e atitudes missionárias, inspirando a comunidade a seguir o exemplo de Maria.

Reprodução Reprodução Nossa Senhora Aparecida sendo celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Juiz de Fora (MG)


Paróquia Sagrada Família – Cariacica (ES)

A presença redentorista nesta paróquia é marcada pelo compromisso com a propagação da fé e pela celebração das devoções marianas, com destaque para Nossa Senhora Aparecida.

A comunidade local se beneficia da orientação pastoral dos Redentoristas, que promovem a participação ativa dos fiéis em diversas atividades religiosas.

Um dos pontos altos da vida paroquial é a intensa celebração da devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Além da Festa em honra à Padroeira do Brasil, mas também abriga uma Capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Nova Rosa da Penha.

Através de suas ações e celebrações, a Paróquia Sagrada Família, com o apoio dos Redentoristas, continua inspirando os devotos a viverem os valores cristãos e a cultivarem a devoção à Virgem Negra.

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal Paróquia Sagrada Família durante tempo de festividade


Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Ibatiba (ES)

Um dos momentos mais aguardados no calendário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário é a Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida.

Esta festividade, que ocorre com grande fé e devoção, é exemplo do profundo amor dos fiéis capixabas pela Padroeira do Brasil.

As celebrações incluem um tríduo, terços, cavalgada e a missa solene, que reúne a comunidade em um espírito de união e gratidão à Virgem Negra.

A paróquia, sob administração dos Missionários Redentoristas, é um ponto de referência cristã em Ibatiba, irradiando a mensagem de esperança e fé que Nossa Senhora Aparecida representa para o povo brasileiro.

Reprodução Reprodução Paróquia Nossa Senhora do Rosário celebra seus 40 anos de fundação


Paróquia Santo Afonso – Tijuca (RJ)

Essa paróquia carrega o nome do fundador da Congregação Redentorista, Santo Afonso Maria de Ligório e, assim como o pai fundador da congregação, celebra com carinho a Santa Mãe de Deus.

Anualmente, a Paróquia Santo Afonso celebra com grande fervor a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, unindo-se a diversos devotos nesta importante data.

As celebrações incluem missas e momentos de oração que ressaltam a importância da Padroeira do Brasil na vida dos fiéis.

O legado de Santo Afonso Maria de Ligório inspira os Missionários Redentoristas da Tijuca a promoverem uma fé viva e atuante, que se manifesta não apenas nas celebrações, mas também no dia a dia da comunidade.

Reprodução Reprodução Festa em honra a Padroeira do Brasil é celebrada na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca (RJ)


Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Campos dos Goytacazes (RJ)

Este Santuário dedicado à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também se destaca pela celebração da fé mariana em sua totalidade, incluindo a veneração à Nossa Senhora Aparecida.

As missas e novenas realizadas ao longo do ano, especialmente durante o período de 12 de outubro, atraem fiéis que buscam a intercessão da Virgem Maria e aprofundam sua fé.

A dedicação dos redentoristas em promover a devoção mariana garante que a mensagem de fé e esperança de Nossa Senhora Aparecida continue a se espalhar na vida dos campistas e dos visitantes, fortalecendo a comunidade e perpetuando a rica tradição católica.

Divulgação Divulgação Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campos dos Goytacazes (RJ)


Santuário do Bom Jesus da Lapa – Bom Jesus da Lapa (BA)

O Santuário do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa (BA), é um dos mais importantes centros de peregrinação do Brasil, guardado pelos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.

Conhecido como a "Igreja de Pedra e Luz", é um local de profunda fé onde a devoção ao Bom Jesus se harmoniza com a veneração à Mãe Aparecida.

Dentro do complexo do Santuário, há uma Gruta dedicada à Nossa Senhora Aparecida, com uma imagem da Padroeira do Brasil, que serve como um ponto de peregrinação para os devotos.

Anualmente, no dia 12 de outubro, o santuário recebe uma crescente onda de romeiros em honra à Nossa Senhora Aparecida.

As celebrações são intensas e refletem o profundo amor do povo baiano pela Virgem Negra, integrando-se à rica tradição de romarias do local.

Reprodução Reprodução Procissão durante a Festa de Nossa Senhora Aparecida em Bom Jesus da Lapa (BA)


Santuário Nossa Senhora D’Ajuda - Arraial D’Ajuda (BA)

O Santuário de Nossa Senhora d'Ajuda, localizado em Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), é reconhecido como o primeiro Santuário Mariano do Brasil.

Os Missionários Redentoristas assumiram a administração do Santuário em 1999, dando continuidade à tradição de evangelização e acolhimento.

Esse Santuário é palco de grandes celebrações em honra a Nossa Senhora d'Ajuda, especialmente no mês de agosto, quando milhares de devotos, moradores, visitantes e turistas se reúnem para prestar homenagens, pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas.

Outro título mariano celebrado é Nossa Senhora Aparecida, no mês de outubro, quando os fiéis também pedem pela intercessão da Mãe.

Reprodução Reprodução Santuário de Nossa Senhora D'Ajuda é o primeiro santuário mariano do Brasil

Você é nosso convidado a visitar esses locais de forte devoção mariana!

Esses santuários e paróquias redentoristas, espalhados por diversas regiões do Brasil, representam a força da devoção a Nossa Senhora Aparecida, impulsionada pelo carisma e dedicação dos Missionários Redentoristas.

Cada um desses locais, com suas particularidades e histórias, contribui para manter viva a fé na Padroeira do Brasil, oferecendo aos fiéis espaços de oração, acolhimento e celebração.

add_circle Confira a programação da Novena e Festa da Padroeira 2025

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...