Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

52ª Semana Vocacional: São José, homem justo e fiel

Todo ser humano tem uma vocação. Somos chamados a viver nossa vocação e devemos responder a esse chamado com alegria, respeito e atitude.

Quando usamos o termo “atitude”, nos recordamos de São José, que ao ser avisado em sonho que o Menino corria perigo, pois Herodes havia de matá-lo, ele levantou-se no meio da noite, pegou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egito (Mt 2,14). Isso é o chamado para viver a sua vocação, atender ao chamado de Deus, ter atitude; para isso é preciso coragem, assim como teve São José.

A vocação cristã é assumir a condição de batizado. Não podemos ver os sacramentos do batismo como um rito de passagem, ou uma porta aberta para lançar-se na sociedade, recebendo a nomenclatura de cristão. Ao receber o Sacramento do Batismo, estamos assumindo a condição de Cristão autêntico, primeiro os pais assumem esse compromisso por seus pequenos filhos, depois estes, vivendo, bebendo e aprendendo neste lar cristão, na sua plenitude, vão também assumir, por sua vontade, esse compromisso cristão de anunciar o Reino de Deus a todas as criaturas.

Para isso é necessário coragem e unção. Devemos deixar para trás aquilo que mata o desejo da vida. Devemos sair de nosso conforto e comodidade e ir à luta, para que haja a transformação. O cristão de atitude não vive na conformidade, ao contrário, ele deve se reger pela justiça. Deixar-se guiar pelo caminho do bem, da solidariedade e fraternidade, tornando-se testemunha fiel do Redentor. Testemunhar o Senhor Jesus é ser exemplo de retidão, é ter os olhos voltados para o outro, para que todos tenham o direito de gozar a felicidade plena e testemunhar Cristo.

A12
A12


Não é uma missão fácil anunciar o Reino.
Muitas vezes nós dizemos não ter tempo, pois a correria dos tempos atuais, a pluralidade de ofertas mundanas, nos faz querer declinar das coisas do Alto, mas é preciso ter força, coragem e assumir que pertencemos e devemos servir a um só Senhor. O sentido de pertença ao Reino de Deus cobra de cada cristão o seu anúncio já, imediato. É levantar-se, assim como fez São José e colocar-se a caminho, pé na missão. Ele não fugiu de sua missão no plano da salvação, no seu silêncio, não ficou no comodismo, não se preocupou com o que poderiam falar, ou as consequências de sua escolha, ele foi atitude pura e silenciosa. E isso nos inspira a sair de nossa inércia, de nossa comodidade e enfrentar as adversidades para anunciar e levar ao outro, a Boa Nova do Reino.

Nosso mundo está doente, vive numa agonia do EU, no suspiro derradeiro do egoísmo, nas dores do negacionismo, onde o que importa é o TER, muito mais do que o SER, deixando um grande abismo social entre irmãos. A vida vem sendo abatida e colocada à venda por um preço muito barato, não se importam mais como os outros, há uma inversão de valores muito grande, deixando o Homem abandonado à sua própria sorte.

Estamos vivendo tempos sombrios, onde tudo tem um preço, assim não se vê entusiasmo em viver. Nossa passagem aqui está banalizada, o viver plenamente tornou-se algo efêmero demais e sem qualidade, por isso devemos refletir:

Qual é a nossa participação, enquanto cristão, neste mundo?

Tudo está competindo para a fuga, mas nosso anseio por justiça, por levar Jesus ao outro deve ser maior e suscitar nos irmãos o desejo de ter uma vida plena em Deus.

Busquemos forças, coragem, ânimo e inspiração no silêncio de São José e saiamos a caminho do anúncio, não só com palavras bem colocadas, mas com atitudes e exemplos.

São José, homem justo e fiel, nos inspire a viver nossa vocação cristã e testemunhar o Reino de Deus. Amém!


Prof. Maria Helena Malta
Aparecida (SP)

Para refletir:
1) Enquanto cristão batizado, como tenho praticado e vivido minha fé?
2) Que atitudes posso tomar, a exemplo de São José, para sair de minha comodidade e me colocar a serviço do Reino?
3) Viver em comunidade, ser participativo e ter sentido de pertença ao Reino pode transformar a vida de meu irmão que sofre?
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.