Notícias

Conheça a Espiritualidade de São Clemente Maria Hofbauer

Santo redentorista levou a Congregação do Santíssimo Redentor para além dos alpes italianos

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

15 MAR 2023 - 13H00 (Atualizada em 15 MAR 2023 - 16H56)

Reprodução.

Um dos grandes santos do século XVIII foi São Clemente Maria Hofbauer. Patrono de Viena, ele nasceu em 26 de dezembro 1751, em Tasswitz, na República Tcheca. Este santo redentorista é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista porque a levou para além dos alpes italianos.

Com 31 anos, foi para Tivoli, uma cidade próxima a Roma, onde, na presença de Dom Gregório Chiaramonti, futuro papa Pio VII, professou os votos de pobreza, castidade e obediência, se tornando eremita. Ao regressar para Viena, inicia seus estudos na Universidade Vienense para se tornar sacerdote, e onde conhece seu amigo Thadeu Hübl e também as obras espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório.

Os dois amigos decidem ir para Roma. Numa manhã de setembro de 1784, Clemente Maria e Thadeu Hübl batem na porta dos Missionários Redentoristas, na Igreja São Joaquim, e são acolhidos com grande alegria.

A partir daí a vida de Clemente muda drasticamente!

Reprodução
Reprodução
Hofbauer é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista


Podemos dizer que toda sua espiritualidade e sua fé têm como base os ensinamentos de sua mãe, que lhe ensinou tudo, com esmero e cuidado, mostrando-lhe a necessidade de reverência diante dos santos mistérios de Cristo e um amor especial para com Maria Santíssima.

Leia MaisA alegria de ser Redentorista3 símbolos da Missão RedentoristaEm uma vida toda apostólica, Clemente levou a Congregação do Santíssimo Redentor para além dos alpes italianos, alcançando todo o centro europeu. Isto em um período de crise religiosa, onde o iluminismo e as prerrogativas da Revolução Francesa faziam ressoar nos monarcas um clima anticristão. Mas Clemente possuía uma fé inabalável e conseguiu suportar tais “tragédias” do século das luzes.

Hoje, a Congregação do Santíssimo Redentor se encontra em mais de oitenta países, e o primeiro passo para esse feito foi a decisão de um homem, forte na fé e alegre na esperança, que saiu além dos alpes, levando consigo a esperança de Santo Afonso Maria de Ligório.

O que é uma espiritualidade clementina?

É uma espiritualidade missionária. Um amor incondicional pela Virgem Maria. E principalmente, fé nos Sagrados Mistérios da Encarnação, da Eucaristia e da Cruz, os pilares da espiritualidade Redentorista, e que, para São Clemente Maria Hofbauer, são sua fortaleza e esperança.

Este Santo Redentorista nos ensina que pela fé nos tornamos fortes, e é pela fé que somos chamados e enviados em missão, para evangelizar de uma forma sempre nova.

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R,
Juniorista


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.