A caminhada vocacional e formativa dos jovens que sonham em ser Missionários Redentoristas foi destaque no programa Bênção da Manhã, da TV Aparecida, na última terça-feira (19). Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R., representou o Secretariado Vocacional e conversou com o Ir. Orlando Augusto Silva Cassiano, C.Ss.R., sobre os desafios do processo de discernimento da vocação e também sobre a formação de novos religiosos redentoristas.
Irmão Cláudio explicou como funciona o processo formativo na Congregação Redentorista. Segundo o religioso, tudo começa com o contato feito com o Secretariado Vocacional, que agenda uma conversa com o jovem que deseja conhecer mais de perto a missão redentorista. Este jovem então é convidado para os encontros vocacionais e depois para as fases finais do acompanhamento, que chamadas de Pré-Estágio e Estágio Vocacional, que definem o ingresso dele em uma casa de formação redentorista.
:: Agenda de encontros vocacionais para o primeiro semestre de 2025
Já na casa de formação existe uma rotina de seminário, com as orações, o estudo, o trabalho, a vida comunitária, tudo isso de acordo com as especificidades das diversas etapas: aspirantado (ensino médio), propedêutico, postulantado, noviciado e juniorato. Tudo para que o jovem possa ser um bom Missionário Redentorista e ir ao encontro do povo de Deus.
Em cada etapa, há um ou mais formadores, que auxiliam esses jovens na caminhada.
Leia MaisConheça a história dos 4 Santos RedentoristasNão existe vocação perfeita“Os formadores estão junto com os jovens para ajudá-los a discernir melhor sua vocação, através dos estudos, da formação humana e religiosa, uma formação que abrange o todo de cada indivíduo, para que, futuramente, possam ser bons missionários ajudando o povo de Deus a crescer cada vez mais em todas as dimensões da vida. A caminhada é longa e a formação é contínua”, reforçou o promotor vocacional.
Irmão Cláudio falou também sobre o papel da comunidade e da família no discernimento dos jovens, recordando que a família é a base de tudo na vida cristã.
DESAFIOS DA CAMINHADA VOCACIONAL
Hoje em dia são inúmeros os desafios para aquele que trabalham na promoção vocacional. O papel do promotor vocacional é incentivar o jovem a se encontrar consigo mesmo, com o outro e com Deus, para que tome uma decisão clara daquilo que quer para sua vida, seja a vida religiosa, sacerdotal, matrimonial ou leiga.
“A ansiedade e o medo hoje pairam muito na cabeça dos jovens e adolescentes. O medo de dar passos concretos. A dificuldade maior que encontramos hoje é essa, a inconstância do jovem para decidir bem sua vocação”.
Superior Provincial compartilha mensagem de Páscoa
Reflexão ressalta a força da fé na superação das dificuldades e convida à renovação interior à luz da Ressurreição. Clique e confira!
Reflexões para a Semana Santa: Sábado de Aleluia
Em oração, a Igreja contempla a passagem da morte para a vida, renovando a esperança na vitória definitiva de Cristo. Confira a reflexão!
Reflexões para a Semana Santa: Sexta-feira Santa
Este dia é um convite ao silêncio e à contemplação da cruz, revelando o amor de Deus na entrega de Cristo pela humanidade. Clique e saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.