Notícias

O discernimento é um processo contínuo: entenda os encontros vocacionais

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

18 MAI 2021 - 07H15 (Atualizada em 18 MAI 2021 - 09H31)

Devemos compreender que vocação é um processo de amadurecimento das relações, a partir da intimidade com Deus.

Discernimento não é um cálculo, uma lógica, um quebra cabeça, nem uma discussão ou um enigma a ser desvendado, mas uma oração, uma constante renúncia ao próprio querer, ao próprio pensamento, elaborando-o como se dependesse totalmente de mim, mas deixando-o totalmente livre.

Leia MaisNão há vocação sem cruzCada etapa da vida tem sua crise própria e o discernimento se dá durante à caminhada, ou seja, à própria experiência. Dessa forma podemos encontrar as respostas daquilo que nos perguntamos. Todo discernimento é um processo contínuo!

Encontrar nosso lugar no mundo e discernir sobre o que Deus quer de nós são tarefas que, muitas vezes, inquietam o coração das pessoas, principalmente dos jovens. Por isso, é tão importante participar de encontros vocacionais.

:: Confira o calendário de encontros vocacionais para 2021

O que são os encontros vocacionais?

Toda Congregação, comunidade de vida, seminário ou convento tem sua dinâmica de encontro vocacional. Mas, geralmente, nesses encontros, a pessoa que participa já teve seu encontro pessoal com Deus, apenas ainda não conseguiu definir qual o caminho a seguir

Leia Mais3 orações vocacionais para rezar no dia a diaTrês histórias da Bíblia para assumir sua vocação Confira roteiros de reflexão para encontros vocacionais3 atitudes vocacionais propostas pelo Papa FranciscoDurante os encontros vocacionais, o jovem é convidado a voltar suas reflexões para dentro de si, rezar, ter mais intimidade com a Palavra de Deus, focando em momentos de escuta.

Esses momentos são dirigidos por algum consagrado com mais experiência ou, um padre. O mais importante, nesse período, é abrir o coração para deixar Deus falar.

Toda vocação é um processo e nós precisamos ter essa clareza de que quando Deus chama alguém a viver uma vocação, Ele espera uma resposta. Sim ou não, essa resposta deve ser dada livremente, depois de você ter vivido uma experiência, seja nos encontros vocacionais, dentro do seminário ou também no namoro. A vocação oferece a oportunidade de dividir a sua vida com outras pessoas, quer seja no casamento ou na vida religiosa e consagrada.

Como já dizia Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista: Vocação acertada é vida feliz!

Ir. Thaylor Bertoli, C.Ss.R.

Seja um Missionário Redentorista!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...