Por Thamara Gomes Em Notícias

Refletindo sobre a Vida Consagrada

O Papa Francisco nos convida a entender a vocação religiosa através do Ano da Vida Consagrada, iniciado no dia 30 de novembro deste ano e que se estenderá até fevereiro de 2016 com o tema 'Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança'. A consagração religiosa é a entrega total de uma pessoa a Deus e ao seu Reino. O consagrado é alguém que atua ativamente na sociedade, dando testemunho do Reino de Deus, mantendo viva a esperança de vida plena e incentivando as pessoas a viverem de maneira alegre sua consagração batismal.

logo Ano da Vida ConsagradaA vida consagrada é dom feito à Igreja: nasce na Igreja, cresce na Igreja, está totalmente orientada para a Igreja. Os religiosos são sinais vivos da consagração livre e total a Deus, ao Reino e ao povo. Visando atender as necessidades específicas de determinados grupos, surgem os carismas das Congregações Religiosas na Igreja.

Neste ano oportuno, Papa Francisco pede que cada família carismática recorde os seus inícios e sua história, reforçando sua identidade. O Pontífice pensa também no futuro e reconhece as dificuldades que enfrenta a vida consagrada, com a diminuição das vocações. Por isso, deixa um apelo aos jovens que trilham este caminho, para que sejam protagonistas no diálogo com a geração anterior.

“O Ano da Vida Consagrada não diz respeito apenas às pessoas consagradas, mas à Igreja inteira. Dirijo-me a todo o povo cristão, para que tome cada vez maior consciência do dom que é a presença de tantas consagradas e consagrados, herdeiros de grandes Santos que fizeram a história do cristianismo”. (Papa Francisco)

CARTA DO PAPA FRANCISCO
Testemunhas da Alegria
clique neste link: Carta Apostólica a todos os consagrados por ocasião do Ano da Vida Consagrada (21 de novembro de 2014)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.