Notícias

Terceiro Ano Vocacional começa oficialmente em 20 de novembro de 2022

Colocar-se a caminho para que o reino de Deus aconteça

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

18 NOV 2022 - 15H05 (Atualizada em 19 NOV 2022 - 14H48)

O mês vocacional, instituído no Brasil há 40 anos, vem celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. É uma especificidade de nosso país, graças à sensibilidade de tantas pessoas envolvidas naquele contexto de final dos anos 1970 e início de 1980. Uma bonita história que merece ser recordada, a partir desta iniciativa nasceu no ano de 1983, o primeiro ano vocacional. 

A abertura oficial do primeiro Ano Vocacional do Brasil ocorreu no 20º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, em 24 de abril de 1983. Com o tema: “Vem e segue-me”. Em 2003 foi realizado o segundo Ano Vocacional, 20 anos após a primeira experiência, com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”, e o lema: “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).

Leia MaisA Vida religiosa na transformação da realidadeA vida religiosa ao longo da históriaA Vida Religiosa é um tesouro O tema da segunda edição vem guiar a igreja nesse sentido, levando todos a refletir este avançar para águas profundas, ou seja, sair da superficialidade quando o assunto é vocação/chamado. A Vida Religiosa não é para ser um pouco feliz, é para ser muito feliz. Esta escolha não deve ser uma fuga, muito menos a última opção quando aquilo que se tem como prioridade não acontece, Vocação a vida religiosa é uma resposta firme e decidida, uma felicidade que brota do coração que busca viver com plenitude e prontidão o chamado do Senhor.

O terceiro Ano Vocacional será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil.

O tema “Vocação: Graça e Missão,” fundamenta-se na afirmação de que a vocação é um dom de graça e de aliança com Deus. O lema Corações ardentes, pés a caminho, recorda o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo. Uma vez ouvindo o chamado, o seguimos, avançando para águas profundas na intimidade com Deus. Podemos agora com sua graça ir em missão, com o coração ardendo de amor por Jesus, colocar os pés a caminho e trabalhar com ardor incansável a exemplo dos apóstolos, para que o reino de Deus aconteça.

Mariane Somma/ Família dos Devotos
Mariane Somma/ Família dos Devotos


A Igreja com este terceiro ano vocacional quer promover a cultura vocacional, despertar vocações é o grande objetivo desta edição. Quer facilitar o caminho, ajudar as comunidades que já possuem um serviço de animação vocacional a trabalharem com fervor. Alguns podem pensar, minha paróquia não é tão animada, meu pároco não nos dá o apoio que gostaríamos de receber, mesmo nestes ambientes é possível despertar vocações. Com uma vida fraterna fervorosa e animada, a ação de Deus acontece. Essa é a proposta do ano vocacional, uma comunidade paroquial unida, recebe do Senhor a graça de colocar-se a caminho e responder ao chamado que Ele faz. Você tem o desejo de se consagrar inteiramente a Deus? Rezemos para que no meio de nós, se intensifique a prática da oração pelas vocações. Que o terceiro ano vocacional no Brasil, nos leve a aprofundar o significado de graça e missão e assim respondermos ao chamado com liberdade e responsabilidade.

Oração do ano vocacional 2023

Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, 

ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar as famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor,

a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a vocação aos ministérios leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.

Amém!



Você está pronto para responder ao chamado de Deus? Seja um Missionário Redentorista. Fale conosco!


Secretariado Vocacional Redentorista.

Acesse: a12.com/vocacional

e-mail: vocacional@a12.com

Telefone: (12) 3105-2245 / (12) 99701-2245

Instagram: vocacional.cssr


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...