Por Campanha dos Devotos Em Notícias

Saudade, manifestação do amor!

Há algo que nos dá insegurança e nos intimida: a saudade! Mas, ao mesmo tempo, ela é força que constrói, que nos liga, nos aproxima uns dos outros.

Ela é um sinal claro do amor para com a pessoa – estamos falando de pessoas, não de viagens, de coisas ou semelhantes. A saudade é algo que se construiu por dentro, que se foi enraizando dia após dia. Se há saudade é porque houve proximidade e presença.

Nós somos feitos para ter saudade, pois não fomos feitos para o isolamento. Aliás, nas grandes cidades estamos justapostos e isolados ao mesmo tempo. É nesse ambiente moderno que a saudade tem seu importante papel, pois nos faz redescobrir a importância existencial do outro. A saudade é manifestação de amor que foi cultivado nas relações humanas.

O que nos mostra o Evangelho de Cristo? Sua plena liberdade e sua relação sincera com as pessoas, manifestadas em seus gestos e em suas palavras. Quem poderá contestá-las? Nosso coração se alegra quando se alimenta do Evangelho. Nele aprendemos como acontece o hoje de Deus, que faz descobrir e redescobrir o dom da vida, dom divino presente em nós.

É nesse contexto de sinceridade e de liberdade que a saudade ganha seu significado, enquanto relação de harmonia entre as pessoas e como sinal de algo que foi cultivado além da aparência externa. Saudade é o que foge do que é medido só pela razão. Sentir saudade das pessoas é sentir saudade de Deus, de seu amor incansável para conosco.

Não há, pois, algo mais sublime do que a saudade como manifestação do amor para com as pessoas e para com Deus. Sentir saudade é alegrar-se com o encontro, e não com a ausência, alegrar-se na aurora do novo dia que chega. Saudade é o não ao individualismo. Mesmo lembrando-se de alguém que já se foi, nossa relação de amor não se acaba. No mais profundo de nossa existência, a saudade é manifestação de nossa relação de amor. É caminho que me aproxima e estabelece a relação de amor sincero e transparente que deve existir sempre entre todos nós. Que tal você sentir saudade de Deus?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.