Notícias

Casa da Mãe Aparecida celebra o início da Quaresma

Liturgia da Quarta-Feira de Cinzas nos convida a buscarmos a conversão pessoal, social e ecológica, em sintonia com a Campanha da Fraternidade

Escrito por Alberto Andrade

05 MAR 2025 - 11H49 (Atualizada em 05 MAR 2025 - 16H50)

Thiago Leon

“Senhor, concedei-nos iniciar com o santo jejum, este tempo de conversão para que, auxiliados pela penitência, sejamos fortalecidos no combate ao espírito do mal”.

Esta Quarta-Feira de Cinzas marca em toda a Igreja o início do tempo quaresmal, em que somos convidados a praticar o jejum, a penitência e a caridade. Não devemos viver esta fase com tristeza, mas muito pelo contrário, um tempo no qual somos chamados por Deus a mudar algumas atitudes e chegarmos renovados na celebração da Páscoa. É o tempo do deserto, do encontro com o Senhor, que nos encaminha para a Páscoa!

No Santuário Nacional de Aparecida, a Missa das 9h desta quarta-feira (5) foi celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos missionários redentoristas que cuidam da Casa da Mãe.

Dom Orlando, na homilia, nos ensina que este tempo de Quaresma é um tempo de combate ao mal, como citamos no início deste texto, e também deu o exemplo do Evangelho desta Quarta-Feira de Cinzas, quando São Mateus narra o discurso de Jesus para vivermos uma vida coerente diante de Deus. (Mt 6,1-6.16-18)

“O Evangelho nos mostrou um grande mal. 'Eu rezo, faço esmola, e jejuo para ser visto'! Esse é o grande mal da humanidade: o egoísmo! É preciso na Quaresma uma saída de nós mesmos e fazermos a experiência do encontro com o Pai. Seis vezes o Evangelho menciona o Pai! Precisamos diminuir nosso ego e fazer a experiência que somos amados e perdoados pelo Pai! Ele está inclinado a perdoar, disse a segunda leitura. Deus é inclinado a perdoar, e que nós sejamos inclinados a perdoar nossos irmãos. Devemos olhar para o alto, a oração, devemos olhar para o lado, a esmola, a caridade! Devemos olhar para dentro de nós para encontrarmos a nossa cinza interior e de lá nascerem flores. A Quaresma tem a ver com a ressurreição!”.

O Arcebispo também falou que a Quaresma é um tempo favorável e alegre para experimentarmos ainda mais o amor de Deus.

“Um tempo de lágrimas, mas que traz muitas alegrias! A alegria em ser salvo, da alma penitente, do coração arrependido, uma verdadeira alegria sermos perdoados. Quaresma não é tempo de cara feia, nem um tempo pesado! Um tempo maior no conhecimento de Jesus, aumentar e aprofundar a fraternidade, a boa convivência entre nós! Uma penitência da sinodalidade, de caminharmos juntos e vivermos como irmãos, porque traz para a humanidade grandes alegrias. Deus veio se reconciliar conosco, veio ao nosso encontro! O primeiro a perdoar e buscar reconciliação”.

Thiago Leon
Thiago Leon

Ao final da homilia, foi enfatizado o motivo para a Igreja no Brasil divulgar a Ecologia Integral, tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

“Cinza está sendo o Brasil e o mundo, pela falta de Ecologia, as queimadas, derrubamento de árvores, a falta de cuidado com as fontes! A Campanha é uma ótima penitência para eu ajuntar o lixo, juntar o lixo do chão para salvar as fontes das águas. Plantar árvores é uma penitência também!

A gente respeita o jardim do Criador e respeita a vida humana, essa é a beleza da Ecologia Integral: respeito Deus, cuido da natureza, mas tudo isso a serviço da vida humana!”, disse Dom Orlando.

Thiago Leon
Thiago Leon


Após a reflexão, o celebrante realizou a tradicional bênção das cinzas,
que foram feitas com os ramos da Semana Santa do ano passado e foram colocadas nas cabeças dos fiéis, em sinal de penitência e conversão.

“Ó, Deus, que não queres a morte do pecador, mas que se converta e viva! Com estas cinzas abençoadas, colocadas sobre as nossas cabeças, reconhecemos que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela espiritualidade da Quaresma, o perdão dos pecados e vida nova, por Cristo, nosso Senhor, Amém!, disse o Arcebispo.

Confira mais da celebração nas imagens

Acompanhe novamente a Missa das 9h


.:: O A12 reúne aqui conteúdos especiais para vivermos bem a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, onde celebramos a Ressurreição de Jesus, a base principal da nossa fé cristã


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...