“Senhor, concedei-nos iniciar com o santo jejum, este tempo de conversão para que, auxiliados pela penitência, sejamos fortalecidos no combate ao espírito do mal”.
Esta Quarta-Feira de Cinzas marca em toda a Igreja o início do tempo quaresmal, em que somos convidados a praticar o jejum, a penitência e a caridade. Não devemos viver esta fase com tristeza, mas muito pelo contrário, um tempo no qual somos chamados por Deus a mudar algumas atitudes e chegarmos renovados na celebração da Páscoa. É o tempo do deserto, do encontro com o Senhor, que nos encaminha para a Páscoa!
No Santuário Nacional de Aparecida, a Missa das 9h desta quarta-feira (5) foi celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos missionários redentoristas que cuidam da Casa da Mãe.
Dom Orlando, na homilia, nos ensina que este tempo de Quaresma é um tempo de combate ao mal, como citamos no início deste texto, e também deu o exemplo do Evangelho desta Quarta-Feira de Cinzas, quando São Mateus narra o discurso de Jesus para vivermos uma vida coerente diante de Deus. (Mt 6,1-6.16-18)
“O Evangelho nos mostrou um grande mal. 'Eu rezo, faço esmola, e jejuo para ser visto'! Esse é o grande mal da humanidade: o egoísmo! É preciso na Quaresma uma saída de nós mesmos e fazermos a experiência do encontro com o Pai. Seis vezes o Evangelho menciona o Pai! Precisamos diminuir nosso ego e fazer a experiência que somos amados e perdoados pelo Pai! Ele está inclinado a perdoar, disse a segunda leitura. Deus é inclinado a perdoar, e que nós sejamos inclinados a perdoar nossos irmãos. Devemos olhar para o alto, a oração, devemos olhar para o lado, a esmola, a caridade! Devemos olhar para dentro de nós para encontrarmos a nossa cinza interior e de lá nascerem flores. A Quaresma tem a ver com a ressurreição!”.
O Arcebispo também falou que a Quaresma é um tempo favorável e alegre para experimentarmos ainda mais o amor de Deus.
“Um tempo de lágrimas, mas que traz muitas alegrias! A alegria em ser salvo, da alma penitente, do coração arrependido, uma verdadeira alegria sermos perdoados. Quaresma não é tempo de cara feia, nem um tempo pesado! Um tempo maior no conhecimento de Jesus, aumentar e aprofundar a fraternidade, a boa convivência entre nós! Uma penitência da sinodalidade, de caminharmos juntos e vivermos como irmãos, porque traz para a humanidade grandes alegrias. Deus veio se reconciliar conosco, veio ao nosso encontro! O primeiro a perdoar e buscar reconciliação”.
Ao final da homilia, foi enfatizado o motivo para a Igreja no Brasil divulgar a Ecologia Integral, tema da Campanha da Fraternidade deste ano.
“Cinza está sendo o Brasil e o mundo, pela falta de Ecologia, as queimadas, derrubamento de árvores, a falta de cuidado com as fontes! A Campanha é uma ótima penitência para eu ajuntar o lixo, juntar o lixo do chão para salvar as fontes das águas. Plantar árvores é uma penitência também!
A gente respeita o jardim do Criador e respeita a vida humana, essa é a beleza da Ecologia Integral: respeito Deus, cuido da natureza, mas tudo isso a serviço da vida humana!”, disse Dom Orlando.
Após a reflexão, o celebrante realizou a tradicional bênção das cinzas, que foram feitas com os ramos da Semana Santa do ano passado e foram colocadas nas cabeças dos fiéis, em sinal de penitência e conversão.
“Ó, Deus, que não queres a morte do pecador, mas que se converta e viva! Com estas cinzas abençoadas, colocadas sobre as nossas cabeças, reconhecemos que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela espiritualidade da Quaresma, o perdão dos pecados e vida nova, por Cristo, nosso Senhor, Amém!”, disse o Arcebispo.
Confira mais da celebração nas imagens
1/6
Acompanhe novamente a Missa das 9h
Santuário Nacional recebe 5ª Romaria da Festa do Divino
Missa das 9h foi movimentada de fiéis no Santuário Nacional e contou com a participação especial da 5ª Romaria da Festa do Divino de Mogi das Cruzes (SP).
Saiba quando será a próxima Romaria do Terço das Mulheres
Em 2026, as mulheres de fé estarão reunidas novamente na Casa da Mãe!
Assista aos melhores momentos da 12ª Romaria do Terço das Mulheres
Veja e compartilhe a graça de Deus vivida no grande encontro da espiritualidade feminina na Capital Mariana da Fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.