Nesta quinta-feira (8), todos os católicos celebram a Solenidade de Corpus Christi. A festa celebra solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Leia MaisQual o significado da procissão de Corpus Christi?Conheça a Sequência de Corpus Christi7 curiosidades sobre a festa do Corpus Christi
No Santuário Nacional serão realizadas seis Missas na Basílica. A principal celebração, das 9h no Altar Central, será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Após a missa, uma procissão será realizada na parte externa da Igreja. A novidade é que o tradicional tapete montado nas naves internas do Santuário está sendo confeccionado com serragem em diversas cores. O material utilizado é da marcenaria do próprio Santuário e confeccionado pela equipe de colaboradores.
Após a procissão, a celebração termina com a benção do Santíssimo Sacramento no Altar Central.
O prefeito de Igreja do Santuário, Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., explica o trajeto da procissão. “Os fiéis poderão seguir a Jesus Eucarístico, exposto no ostensório, partindo da nave Leste da Basílica, passando pela Norte e novamente ingressando no Santuário pela nave Oeste”.
Neste dia tão especial para nossa Igreja, outro grande evento acontece na celebração das 18h, quando novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão receberão sua investidura. Os leigos, após formação litúrgica, recebem permissão para distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias.
Ao longo de todo o dia, os devotos poderão cortejar a Eucaristia na Capela do Santíssimo, onde ficará exposta até às 16h. Além disso, estão previstos outros três horários de missa para receber os fiéis, sendo às 6h45, 12h e 16h.
Já na Basílica Histórica, uma única cerimônia será realizada às 8h. As celebrações também podem ser acompanhadas através da TV Aparecida, Rádio Aparecida, aqui no A12, pelo Aplicativo Aparecida ou pela plataforma Aparecida Ao Vivo.
O missionário redentorista Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., em entrevista ao A12, falou da mística a respeito do Corpo e Sangue de Cristo, o qual celebramos na Solenidade desta quinta-feira.
"Devemos acreditar Naquele que está no pão consagrado sobre o altar. Aí está o grande milagre, o Deus que se faz alimento para nós, um alimento de amor, que nos salva e nos sustenta. O grande milagre acontece desde o dia quando Jesus instituiu esse Sacramento, e cada vez que a Igreja o celebra no altar. Portanto, o Corpus Christi é o milagre do amor do Senhor por nós, presente em cada Eucaristia", concluiu.
Além da Santa Missa, os devotos poderão receber o Sacramento da Confissão, na Capela das Confissões, no Subsolo do Santuário, que nesta quinta-feira (8) estará aberta apenas no período da tarde, das 14h às 16h.
Confira a relação completa dos horários dos setores do Santuário para o feriado de Corpus Christi. CLIQUE AQUI.
.:: A12 explica a origem da Festa de Corpus Christi
Casa da Mãe acolheu neste domingo, a Romaria da Pastoral da Sobriedade
Dom Orlando presidiu a celebração deste domingo, agradeceu o trabalho da pastoral de sobriedade e pediu pela recuperação das vítimas das drogas.
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.