Notícias

Curiosidades da primeira basílica da Mãe Aparecida

Escrito por Marília Ribeiro

18 AGO 2020 - 16H30 (Atualizada em 02 FEV 2022 - 09H23)

Thiago Leon

A Basílica Histórica de Aparecida é um resgate do passado. Sua arquitetura barroca de 1888 enche os olhos de quem adentra este espaço sagrado, com tantos elementos artísticos para serem observados.

Como reconhecimento do valor cultural da primeira Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em 1982 ela foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Confira alguns detalhes da primeira Basílica de Nossa Senhora Aparecida

👉A fachada da Igreja e as duas torres ficaram prontas em 1864, antes mesmo da nave principal e o altar serem construídos. A primeira torre foi finalizada em 1859.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros


👉A Esfera da cruz e o galo que estão no topo de cada torre foram confeccionados pelo artista João Júlio Gustavo. O galo traz a representação do despertar para a fé.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉Ao entrar na igreja, observa-se logo na entrada, no chão, as insígnias papais, denominadas TintinábuloGonfalone. Estes símbolos representam o título de Basílica, que foi conferido pelo Santo Padre em 1908. As insígnias também estão no Altar.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉Olhando para cima, no teto central da Basílica, as pinturas que trazem representações dos milagres de Nossa Senhora Aparecida. Elas foram feitas pelo alemão Thomas Driendl. Estão retratados os milagres da pesca milagrosa, das velas acesas, do escravo Zacarias, da menina cega, do caçador que escapou de uma onça e do menino Marcelino.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉Nos vitrais, a recordação da coroação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil, em 1904, e sua declaração como Padroeira do Brasil, em 1930.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉O altar-mor, projetado em estilo Neoclássico, foi confeccionado em mármore carrara, vindo da Itália. A conclusão do presbitério foi em 1882.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros


👉Inscrição das iniciais 'A' e 'M' que significam 'Ave Maria', como se fosse a assinatura de Nossa Senhora.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros


👉Na nave central da Basílica, dois púlpitos de madeira, com adornos em talha dourada, vindos da Bahia.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉Na Basílica também está a imagem de Sant'Ana, que é a mesma imagem que ficava na capela construída pelo padre Vilela, em 1745.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉O relógio localizado na fachada da Basílica é de 1906 e veio da Alemanha.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros


👉O Nicho de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Histórica foi doado em 1911, pela viúva do general Neiva, do Rio de Janeiro. O nicho foi feito na Alemanha. Ele é de metal, dourado por dentro, com duas portinhas enfeitadas com pedras preciosas e dois anjos em prata.

Thiago Leon
Thiago Leon


👉O órgão da Basílica é uma atração à parte. O instrumento foi adquirido na Alemanha, com a doação dos devotos, em 1926. Em 2004, com a restauração da Basílica, o órgão de tubos também foi restaurado. Os devotos puderam ouvir novamente o som desse instrumento em 2015, quando foi entregue após a reconstituição total.

Vitor Hugo
Vitor Hugo


👉O altar principal da Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida guarda algumas relíquias de São Vicente Mártir, santo espanhol martirizado no século IV. As relíquias encontram-se na Igreja desde janeiro de 1910 e foram enviadas pela Santa Sé por causa da elevação ao título de Basílica Menor, que ocorreu em 1908.

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro


arrow_forward Quer conhecer um pouco mais sobre a Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida? Clique aqui para fazer um passeio virtual agora.Leia MaisQuebra da Imagem de Aparecida: um sinal de Deus para fortalecer a fé

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...