Por Redação A12 Em Notícias

Foto histórica da década de 1910 mostra 1ª romaria da Arquidiocese de São Paulo

O Santuário Nacional de Aparecida é destinos de milhares de romarias todos os anos. Entre tantos peregrinos, que aos pés da Virgem de Aparecida vem pedir e agradecer as bênçãos, estão os fiéis da Arquidiocese de São Paulo.

A Arquidiocese de São Paulo fez sua 115ª peregrinação anual ao Santuário no último domingo, 1º de maio. A romaria é tradicional e demonstra a grande piedade popular do povo paulistano. Prestes a completar 300 anos de história, a devoção a Nossa Senhora Aparecida está muito ligada à Arquidiocese de São Paulo.

O Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional encontrou em seus arquivos um registro histórico da primeira romaria.

A foto da década de 1910 mostra a primeira Romaria organizada pelo Bispo de São Paulo, onde os fiéis da Arquidiocese de São Paulo sobem a antiga Rua da Calçada, atual ladeira Monte Carmelo, na região central de Aparecida. 

Foto histórica da década de 1910 mostra 1ª romaria da Arquidiocese de São Paulo Foto: CDM Santuário Nacional

Foto: CDM - Santuário Nacional

 

Segundo o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, há uma forte ligação entre a Arquidiocese de São Paulo e Aparecida.

Desde 1745, quando a Diocese de São Paulo foi criada, até 1958, a cidade de Aparecida, juntamente com o Santuário, pertenceram à então Diocese de São Paulo, que também fez edificar a Basílica Velha e deu encaminhamento à construção da Basílica Nova.

Em 1958, quando criada a Arquidiocese de Aparecida, o Arcebispo de São Paulo daquela época, Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, foi seu administrador diocesano. Em 1964, o bem-aventurado Papa Paulo VI nomeou o Cardeal Mota como 1º Arcebispo de Aparecida.

Na peregrinação deste ano, a Arquidiocese de São Paulo recebeu a Imagem Jubilar de Aparecida, que passará, ao longo dos próximos meses, por todas as paróquias, comunidades, colégios católicos e outras instituições da Igreja particular de São Paulo.

“Nossa Senhora Aparecida é a Mãe Querida, à qual os filhos recorrem com ternura e fé para pedir a bênção para si e para e para os seus”, afirmou Dom Odilo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.