Por Redação A12 Em Notícias Atualizada em 29 ABR 2022 - 13H44

Foto histórica mostra a 1ª romaria da Arquidiocese de São Paulo

O Santuário Nacional de Aparecida é destino de milhares de romarias todos os anos. Entre tantos peregrinos, que aos pés da Virgem de Aparecida vem pedir e agradecer as bênçãos, estão os fiéis da Arquidiocese de São Paulo.

A Arquidiocese mais um vez vai visitar a Casa da Mãe, com a sua 121ª peregrinação anual neste domingo, 1º de maio. A romaria que é tradicional, demonstra a grande piedade popular do povo paulistano 

Para registrar a presença da Romaria no Santuário há tantos anos, o Centro de Documentação e Memória encontrou em seus arquivos uma foto da primeira romariaA foto é década de 1910 e mostra os fiéis da Arquidiocese de São Paulo subindo a antiga Rua da Calçada, atual ladeira Monte Carmelo, na região central de Aparecida. 

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional


 Segundo o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, há uma forte ligação entre a Arquidiocese de São Paulo e Aparecida.  Desde 1745, quando a Diocese de São Paulo foi criada, até 1958, a cidade de Aparecida, juntamente com o Santuário, pertenceram à então Diocese de São Paulo, que também fez edificar a Basílica Velha e deu encaminhamento à construção da Basílica Nova.

Em 1958, quando criada a Arquidiocese de Aparecida, o Arcebispo de São Paulo daquela época, Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, foi seu administrador diocesano. Em 1964, o bem-aventurado Papa Paulo VI nomeou o Cardeal Mota como 1º Arcebispo de Aparecida.

Acompanhe a Missa com a Romaria da Arquidiocese de São Paulo

Neste ano, os peregrinos da Arquidiocese de São Paulo  estarão na missa do 12h, no dia 1º de maio.  A celebração será presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...